Como realizar uma boa higienização da língua?

Raspadores de língua, se bem utilizados, podem ser o segredo para uma boa limpeza

A língua branca pode estar relacionada a diversos fatores, mas, na maioria das vezes, não é sinal de doença. Normalmente, a língua esbranquiçada é causada por bactérias, restos de alimentos e células mortas que se acumulam entre as papilas.
Esse acúmulo de resíduos pode se aderir a superfície da língua, sendo uma das maiores causas de mau hálito.
A higienização lingual é de extrema importância pois atua na prevenção de diversas doenças. O uso dos raspadores pode auxiliar nesse processo, sendo um instrumento específico para a higiene da língua.
Existem diversos tipos de raspadores de língua e todos exigem um cuidado durante a escovação. Para higienizar a língua corretamente com o acessório, o primeiro passo é colocá-la para fora da boca e posicionar a parte arredondada do raspador em direção a garganta.
Em seguida, é preciso puxar o raspador lentamente até a ponta da língua, eliminando a saburra lingual. Nesse caso, é importante que o processo seja repetido entre 2 a 3 vezes, lembrando que o raspador deve ser lavado com água a cada vez que for puxada a camada esbranquiçada.
Na hora de escolher o melhor modelo, o truque é buscar por opções com desenho anatômico, que facilitam o processo de limpeza da superfície da língua. Além disso, também vale optar por um raspador de língua com formato da cabeça mais delicado para garantir uma limpeza mais completa até o fundo da boca. O tempo de troca do raspador depende do material utilizado e se houve incidência de doenças contagiosas no período.
Dentre os benefícios desse acessório estão prevenção de doenças bucais, melhora a digestão e contribuição para sistema imunológico.
Vale lembrar que os raspadores estão para auxiliar na higienização, não devendo substituir a escovação dos dentes e uso do fio dental.

Dra. Thaís Godoi Gomes
CRO- 132166
Clínica Preventive – Artur Nogueira
Instagram: @drathais_gomes