Como se comportar em confraternizações de fim de ano das empresas?

Amigo secreto, comportamento na festa, hora de chegar e hora de ir embora, bebidas e cigarros, comidas, danças...

E chegou o fim de ano, hora de confraternizar, de desacelerar, de ficar com a família, de ter amigos por perto, enfim, aproveitar o clima natalino para buscar ser um pouco mais feliz. E nisso engloba nosso trabalho, onde propriamente passamos a maior parte das nossas vidas. Buscar ter bons amigos de trabalho, ter um ambiente bom para ser feliz no trabalho é uma tarefa árdua e requer calma, compreensão, dedicação, entre muitas outros sentimentos. Para isso, nada melhor do que a festa da empresa no fim do ano, momento esse que estaremos juntos dos nossos amigos de trabalho, da nossa chefia e também até dos diretores da empresa, uma oportunidade para se aproximar mais das pessoas.
Porém, existem normas até para uma festa, que devem ser seguidas à risca. Algo que poderia ser muito bom para sua vida profissional pode complicar em muito seu convívio na empresa.
Mas, tomando alguns cuidados, tudo pode correr bem e ser um lindo dia com seus amigos de trabalho.
Vejamos aqui algumas situações, lembrando que ética e comportamento devem sempre ser seguidos.
Amigo secreto: Uma brincadeira gostosa, para interação com nossos amigos do trabalho, mas, muito cuidado com brincadeiras indesejadas, picantes, às vezes até de mal gosto. Quanto ao presente do amigo, é bom estipular um valor mínimo e máximo, para não receber presentes indesejáveis, e não coloque espaços grandes entre valores. Exemplo: R$ 30,00 a 40,00, não coloque R$ 50,00, a diferença é muito grande. Caso você não goste muito desse tipo de brincadeira, é melhor não entrar, seja sincero sempre.

Comportamento na festa: busque ser elegante e sóbrio durante a festa. Lembre-se, muitos estão olhando para você, é o momento de fazer uma boa imagem perante a empresa.

Hora de chegar e hora de ir embora: Seja arrojado, não chegue muito atrasado na festa. São muito deselegantes as pessoas que chegam com muito atraso. Saiba muito bem a hora de ir embora, não seja o último a fechar a porta.

Bebidas e cigarros: mesmo sendo uma festa de descontração, um “bota fora” do ano, cuidado com o uso excessivo de bebidas. Caso você passe do limite, fará uma imagem negativa perante seus supervisores, é horrível ver alguém dando vexame, bêbado perante seus amigos e chefes. Quanto ao cigarro, o mais longe possível de todos é o recomendável, jamais fume a mesa, mesmo sendo ao ar livre.

Comidas: muito cuidado com as comidas servidas nesse dia. Não acostumadas com comidas diferentes, as pessoas acabam exagerando e passando mal. Caso não conheça a comida servida, se limite a comer pouco, e muito cuidado com o calor, comida e piscina também não combinam.

Danças: Nada de danças sensuais nesse dia, o que é divertido pode se transformar em algo bem deselegante.

Karaokê: muitas pessoas nesse dia soltam o cantor que existe dentro de cada um. Cuidado, pois, aliado a bebida isso pode ser muito constrangedor.

Vestuário: Muito cuidado com a roupa que você vai à festa de confraternização. Evite roupas com muito brilho, não vá à festa vestido como se fosse a uma balada. Também evite decotes e roupas ousadas. Para os homens devem ser evitados camiseta regata e shorts curtos.

Salário: Dia de festa não é dia de reivindicar salário, não aproveite que seu chefe está sentado com você e toda sua família, tomando uma cerveja, para pedir aumento de salário nessa hora, e nem mesmo tocar em assuntos da empresa, tipo que a empresa não valoriza ou que as condições de trabalho não são as melhores. Lembre-se: seu chefe é como você.

Networking/Rede de relacionamento: A festa de confraternização de uma empresa é um ótimo momento para os outros setores da empresa te conhecerem. Se você passar uma imagem positiva para seus companheiros de trabalho, as possibilidades de você migrar para outro setor e buscar novos horizontes pode aumentar consideravelmente. Estar aberto a novos desafios é muito bem visto pelas empresas.

Redes sociais: Podemos dizer que existia uma vida antes e outra depois das redes sociais. Nossas vidas nunca mais serão as mesmas depois das redes; em frações de segundos, sua vida pessoal e profissional pode estar exposta para milhares de pessoas verem. Por isso, tenha muito cuidado com sua imagem. Hoje, mais do que nunca, você tem que se preocupar com isso.

Festa de confraternização é isso… são momentos onde devemos celebrar a vida, o nosso trabalho, os nossos amigos, plantando hoje para colher amanhã, sempre com o respeito ao próximo, respeitando as diferenças e sempre termos a esperança de um mundo melhor.
Que venha 2020 com muita saúde, paz, felicidade e que o Brasil possa mudar este cenário atual, que nossos novos governantes tenham sabedoria para conduzir a vida de milhões de brasileiros.

FELIZ NATAL E UM ANO DE MUITO SUCESSO A TODOS!