Como se manter elegante no período de altas temperaturas?

O período de calor desperta em muitas mulheres a curiosidade de como se manterem bonitas e elegantes, principalmente, quando suas rotinas alternam entre o calor do dia e o ar-condicionado de um escritório.
Roupas pesadas, maquiagens carregadas e penteados desfavoráveis podem colaborar para um desgaste maior da aparência ao longo do dia. A consultora de moda, Carine Moraes, afirma que o maior erro da mulher ao se vestir durante este período de calor está no “excesso de informação”.
“Muitas bijuterias, blusas e calças com estampas diferentes, peças de estilos distintos e afins, acabam

Carine Moraes
Consultora de Moda e Estilo
Fone: (19) 98331-4034

poluindo o visual e destruindo qualquer look”, comenta Carine.
De acordo com a consultora, tecidos leves e naturais, como o algodão (tricoline) e o linho, são os mais eficientes no calor. No que se refere à elegância, a viscose e a seda são ideais. Independente da peça, é fundamental que possua cores claras, como o branco, nude, bege e tons pastéis.
Apesar de não tão ideais para um ambiente de trabalho, as calças pantalona e alfaiataria, além de possuírem alta elegância, são mais confortáveis nas estações quentes, além de serem consideradas uma boa alternativa para guardar a calça jeans no armário. “Se você não abre mão do jeans, uma boa dica é utilizar o básico, de corte reto e tom escuro”, explica Carine.
Saias e vestidos ao estilo midi, lápis, plissada e evasê são peças que proporcionam grande frescor em dias de temperaturas muito altas. “Uma última dica, que pode tornar o look básico em algo bem elegante, são os lenços. É um acessório versátil, refinado e muito feminino. Além disso, podem ser usados como colares, gravatinhas no pescoço, como cinto e nas bolsas”, afirma.

Maquiagem
Outro grande receio feminino, quando há elevação nas temperaturas, é de continuar se maquiando diariamente, já que o risco de escorrer tudo até o fim dia é bem maior. Entretanto, de acordo com a maquiadora Tamy Cipriano, o uso de produtos ideais para cada tipo de pele e de técnicas corretas pode tornar o ato comum até nos dias mais quentes.
“Três passos importantes que vão garantir a durabilidade e acabamento mais bonito da pele são ‘limpar, tonificar e hidratar’ antes de começar a maquiagem! Use um sabonete ideal para o seu tipo de pele ou leite de limpeza para remover as impurezas da pele. O tônico ajuda a fazer uma limpeza mais profunda, desobstruindo os poros, equilibra o PH e a oleosidade da pele. Aplique o hidratante por todo o rosto; ele devolve a umidade da pele e ajuda a evitar o ressecamento causado por raios solares”, explica Tamy.
Produtos como a Bruma Fixadora e a Água Termal, além de ajudarem na fixação potencializada e na hidratação, acalmam e cuidam da pele, já que possuem agentes naturais em sua composição, como Aloe Vera, chá verde e camomila. Podem ser usadas antes e depois de finalizar a maquiagem.
Tamy ainda aconselha a troca do protetor solar, hidratante e prime pelo BB Cream, que, além de substituir estes produtos, uniformiza a pele na medida certa, proporcionando um ar natural, iluminado e mais confortável. “Você fica com aquela sensação de que não possui base no rosto. Todos esses benefícios são ótimos, pois, no calor, quanto menos camadas de produtos sobre a pele, melhor e com chances da sua maquiagem continuar linda até o fim do dia”, pondera.

Tamires Cristina Cipriano Ferreira
(Conhecida como Tamy Cipriano)
Maquiadora Profissional
Telefone: (19) 97108-8498

Com relação ao corretivo, use apenas o indispensável; apenas para cobrir manchas indesejadas, como espinhas e olheiras. Evite o uso excessivo de pó, aplicando somente nas regiões onde tendem a desenvolver mais oleosidade, como testa, nariz e queixo e deixe as regiões onde aplicou corretivo.

Para dar aquele ar de saúde, aplique um blush coral ou rosado nas maçãs do rosto e finalize a pele aplicando iluminador nas têmporas para dar um ar mais iluminado.
Nos olhos, opte por máscara para cílios à prova d’água, para garantir que não escorra. Evite o uso de lápis preto durante o dia, mesmo que seja à prova d’água, pode correr o risco de dar uma leve borrada; substitua por um lápis bege.
“Esfume o côncavo para dar profundidade no olhar e ilumine o canto interno dos olhos para abrir o olhar e abaixo das sobrancelhas para levantar o olhar. Nas sobrancelhas, opte por pastinhas de correção, pois têm maior durabilidade do que as sombras e use sempre a menor quantidade de produto possível, apenas para corrigir as falhas”, alerta.
Quanto aos lábios, Tamy aconselha o uso de um hidratante labial antes da aplicação do batom, já que tendem a ressecar, principalmente, quando há uso de batom com efeito matte. “Seguindo esses passos, você já está pronta para arrasar até nas mais altas temperaturas”, conclui.