Como se manter saudável nas festas de fim de ano

Com a chegada do fim de ano, é normal que a dieta perca um pouco o foco e que haja exageros durante as comemorações, entretanto, isso não pode afetar a chegada do ano que está por vir. Você sabe como se manter dentro do seu plano alimentar mesmo durante tantas guloseimas que são oferecidas nas festas de fim de ano?
“O importante é não perder o foco. Mantenha a alimentação equilibrada, evitando ficar longos períodos sem se alimentar para não acabar comendo exageradamente depois”, indica a nutricionista Lívia A. Almeida Santos.
Lívia indica carnes magras para aproveitar as festas sem afundar o plano alimentar. “Evite consumir grandes quantidades de castanhas e frutas secas, pois, apesar de saudáveis, são bem calóricas. Por isso, o ideal é, em média, duas unidades. Mesmo durante as festas, incluir saladas e frutas na alimentação”, completa a nutricionista.
Durante o dia da festa, aposte em alimentos ricos em fibras, como chia, aveia e linhaça. Procure, também, comer alimentos que são fontes de gorduras boas, como abacate, coco e oleaginosas, que deixam nosso organismo com sensação de saciedade por mais tempo.
Mas, se o exagero acabar acontecendo, ainda há salvação para o seu plano alimentar. “No dia seguinte ao exagero na festa, já voltar a uma rotina alimentar saudável, pois, se demorar muito numa alimentação calórica e desregrada, fica mais difícil voltar aos hábitos alimentares saudáveis e acaba gerando o aumento de peso. Inclua um chá durante o dia para ajudar na digestão e possível retenção de líquidos. Não se culpe pelo exagero cometido, porém, não deixe que um dia estrague o bom hábito alimentar”, aconselha a especialista.
Os chás indicados são: chá verde, gengibre, pimenta e canela,

Dicas para que não haja excessos:

Lívia A. Almeida Santos
Nutricionista
CRN3: 24.393

• Não fique muito tempo sem se alimentar, pois, quando chegar à festa, não vai estar com muita fome e, assim, não vai comer com exagero;
• Prefira carnes magras, como patinho e maminha;
• Evite frituras e bebidas alcoólicas, os excessos vão dificultar a digestão, causar inchaço e indisposição;
• Mantenha a rotina de atividade física;
• Tome bastante água;
• No caso dos pratos que você sabe que são menos saudáveis, coma em menor porção, como se fosse uma degustação;
• Evite as sobremesas a base de creme de leite, leite condensado ou chantilly e prefira frutas frescas ou assadas, castanhas e rabanadas feitas no forno;
• Utilize pouco óleo para preparar os alimentos, substitua por azeite, mas, sem exageros;
• Fuja dos refrigerantes, prefira sucos naturais para se manter dentro da dieta;
• Saia da mesa após terminar a ceia.