Como substituir alguns alimentos ultraprocessados nocivos à saúde das crianças

As trocas promoverão uma melhora na qualidade de vida e no funcionamento do organismo

Oferecer alimentos saudáveis é fundamental para a nutrição e o desenvolvimento infantil. O paladar infantil pode ser uma dificuldade, talvez seja necessário colocá-los no prato mais de 10 vezes para que ele prove. Se seu filho já passou dessa fase e já está maior, não desista de incentivá-lo.
Tudo começa em casa e a melhor estratégia é a persistência, não desistir de oferecer alimentos saudáveis, mesmo que a criança rejeite – é muito importante para criar familiaridade. Não adianta querer somente que as crianças consumam alimentos nutritivos, elas precisam ver os pais consumindo estes alimentos também, para que tenham interesse em experimentá-los.
Levar as crianças para a cozinha é uma ótima estratégia, o preparo de uma receita pode despertar interesse, além de ser um momento de interação com a família.
Vou deixar aqui uma receita fácil e deliciosa de sorvete de morango que pode ser adaptada também com outras frutas preferidas das crianças, como a manga, por exemplo, que fica maravilhosa nessa receita.
Além de oferecer opções nutritivas e saudáveis, é importante diminuir gradualmente o consumo de alimentos ultraprocessados (ricos em açúcares, gorduras, corantes, aromatizantes) que contêm substâncias nocivas à saúde dos pequenos.
Um dos fatores mais importantes durante a infância é a variedade. Consumir sempre os mesmos alimentos pode não ser uma boa opção, principalmente, se eles não oferecem todos os nutrientes necessários.
A alimentação infantil tem como objetivo manter a imunidade alta, dar energia ao corpo, força e contribuir no desenvolvimento físico e mental. Partindo deste princípio, confira alguns dos nutrientes, vitaminas e minerais essenciais e em quais alimentos podem ser encontrados:
Cálcio – Leite, queijos, iogurtes e vegetais verdes escuros
Ferro – Carnes vermelhas, espinafre, brócolis
Zinco – Feijão, leite integral e amendoim.
Vitamina A – Leite, cenoura, ovo e manga
Vitamina D – Frutos do mar, peixes, ovos, leite
Fibras – Frutas, verduras e legumes, feijões, milho
Proteína – Carne vermelha, frango, ovo e leites e derivados
Carboidratos – Batata, mandioca, banana, batata-doce
É importante lembrar que esses são apenas alguns exemplos e que vários alimentos são ricos em mais de um nutriente.
Vou listar alguns alimentos prejudiciais, relatados pelos pais durante as consultas que são consumidos com frequência pelas crianças.
São eles: Salsichas, nugguets, achocolatados, queijinhos petit suisse, macarrão instantâneo, gelatina, salgadinhos de pacotes, refrigerantes, sucos em pó e de caixinha, sorvetes de massa, biscoitos recheados, alimentos industrializados pré-prontos (hambúrguer de caixinha, pizza, lasanha), temperos prontos, enlatados, embutidos, entre outros.
Vou deixar aqui algumas sugestões para substituições desses alimentos ultraprocessados. As trocas promoverão uma melhora na qualidade de vida, do funcionamento do organismo, contribuindo para o melhor desenvolvimento das crianças.

Angelica Almeida
Nutricionista – CRN: 47203-
(19) 98402-4490 – (19)3812-3352
@angelicaalmeidanutri
Clínica Climetra
Rua Expedicionários, 630 Centro