Como ter satisfação na carreira de trabalho

Hoje em dia, é comum vermos pessoas insatisfeitas com suas profissões e carreiras, mas, a mudança de atitudes pode transformar a vida pessoal de cada um.
Em tempos de crise, as pessoas também aceitam qualquer emprego sem pensar na satisfação pessoal ou na realização dos seus sonhos. Cloudeslei Perucci, diretor administrativo e pedagógico, diz que é necessário procurar fazer sempre o que se gosta para crescer diariamente. Se, por ventura, não se sentir satisfeito, é importante buscar e pesquisar maneiras para não ficar descontente ou desmotivado.
Atualmente, o salário já não é mais um fator que gera satisfação. As empresas estão procurando novas formas de remuneração, como: planos de saúde/odontológico, auxílio educação, planos de carreira, auxílio moradia, entre outros. Assim, o salário passa a competir com os benefícios.
Também não é uma das tarefas mais fáceis, mas sair do emprego em que não se tem satisfação é uma opção. “Antes de sair do seu emprego, procure uma colocação de imediato como via de regra. Então, só troque de empresa se tiver outra colocação; caso contrário, vai enfrentar grandes disputas. Se você escolher esta alternativa, é necessário se preparar muito bem para os desafios que virão”, alerta Cloudeslei.
Para quem acabou de entrar num emprego novo e tem medo de não se satisfazer totalmente, é indicado esperar mais um pouco no novo emprego, conhecer melhor a empresa e o ambiente de trabalho. Analisar os benefícios oferecidos e, aos poucos, se adaptar ao seu grau de satisfação.
Seguem algumas dicas para quem deseja encontrar total satisfação no emprego:
1) Faça algo que você goste todos os dias
Descobrir pequenas coisas no seu trabalho que fazem você feliz e que estejam na sua rotina todos os dias. Se não houver, faça algo que você goste fora do expediente.
2)Saia com colegas de trabalho positivos
Pessoas que reclamam muito não vão contribuir para sua satisfação. Sair com pessoas do seu trabalho que são positivas irá te ajudar a ter um olhar mais positivo sobre o ambiente de trabalho.
3) Se alimente bem
Um estômago pesado piora qualquer situação. Comida em excesso dá a sensação de cansaço e fadiga. Para combater o cansaço, traga lanches saudáveis que mantenham sua energia.
4) Utilize suas habilidades
Poucas atividades nos fazem sentir tão bem quanto realizar completamente uma tarefa ou chegar ao objetivo que se deseja. Combata seu cansaço fazendo algo em que você é realmente bom; o sucesso alcançado nessa tarefa irá estimular mais sucesso.
5) Desenvolva uma relação de apoio com seu chefe
A relação que temos com nosso chefe é nossa responsabilidade. Seu chefe também precisa de você, ele não pode cumprir as metas sem seu trabalho. Ter uma relação boa com o chefe faz seu desempenho e satisfação aumentar.
6) Seja a mudança
Você sabe de algo que te cansa ou incomoda no emprego? Faça algo sobre isso. Busque por experiências que enriqueçam suas responsabilidades e aprendizado.
7) Seja responsável por sua satisfação
Se sentir deprimido, tire dois minutinhos para descansar a mente. Se ficar entediado, faça algo que gosta.
8) Não adie suas metas e planos
Metas atrasadas, planos adiados e sonhos ignorados não podem ser esquecidos, e sempre haverá a voz da consciência nos lembrando deles. Organize suas metas.
9) Faça pequenas pausas
Estique as pernas, caminhe até o banheiro, tome um café, respire fundo, faça alguns alongamentos e planeje os próximos passos.
10) Cumpra suas metas
Nada funciona melhor para afastar o sentimento de cansaço do que cumprir seus objetivos. Se todos os dias, alcançar pelo menos uma das partes, logo terá cumprido todo o objetivo. Cumprir metas é importante para a satisfação pessoal.

Cloudeslei é diretor administrativo e pedagógico