Compartilhando a jornada

Depois de fazer longas viagens de carro com meu marido, Keith, passei a entender a importância de compartilhar a jornada. Já houve situações que nos desafiaram, não só um ao outro, mas também aqueles que encontramos pelo caminho.
Muitas vezes, paramos para conferir como estava um viajante cujo veículo havia quebrado; em ocasiões posteriores, como ficamos agradecidos quando alguém parou para nos ajudar. Recentemente, um casal acampado ao nosso lado estava cozinhando no escuro e tivemos a oportunidade de lhes emprestar uma lanterna. Outro acampante teve um problema elétrico que Keith conseguiu consertar. Nem sempre são as coisas grandes que nos confrontam, mas, sim, pequenas questões de necessidades pessoais que cada uma de nós precisa suportar nas lutas diárias da vida. Não sabemos o que Deus é capaz de fazer com um pouco de amor em ação.
Como diz o texto de hoje, não nos esqueçamos de fazer o bem, compreendendo e ajudando uns aos outros. Esse é o sacrifício mais agradável que você pode oferecer a Deus (ver também Hb 13:16).
A vida de Jesus na Terra foi um exemplo de altruísmo, ajudando os outros de todas as maneiras. Somente nos apropriando do exemplo de Cristo, podemos fazer aos outros o que gostaríamos que eles fizessem conosco (ver Mt 7:12). Deus nos chama para compartilhar e cuidar.
Às vezes, ouvir alguém é a única coisa necessária. Também creio que Deus é capaz de colocar você no lugar certo, na hora certa, a fim de ajudar a carregar o fardo de outra pessoa. Eu estava fazendo uma trilha pela floresta em Kakadu, no norte da Austrália, quando conheci uma mulher. Ela estava sentada perto de uma fonte de água. Quando me aproximei dela, ouvi a trágica história de sua família. Se já houve alguém que precisava ser ouvida, era aquela mulher.
Enquanto viajamos, descubro que há muitas pessoas em busca de consolo e apoio. Como conselheira, tento oferecer o melhor que posso. Meu marido, eletricista e especialista em consertos gerais, já foi muito útil em lugares remotos. A oportunidade de dedicar apenas um pouco do seu tempo pode fazer muita diferença, não só para as pessoas, mas também para seu relacionamento pessoal com Deus. Seja viajando ou em casa com familiares e vizinhos, sempre há fardos para serem levados. Compartilhar a jornada da vida faz uma diferença tremenda, sobretudo quando aceitamos a importância da mensagem que nosso texto de hoje transmite.

Lyn Welk-Sandy