Por Eduardo Colamego
Hoje, muitos profissionais de Recursos Humanos, principalmente, recrutadores e selecionadores, realizam uma varredura nas redes sociais de candidatos e até mesmo de profissionais que já trabalham na empresa. É preciso refletir e usar o bom senso sobre o que a pessoa vai tornar “Social” e compartilhar na rede. Redes sociais são o que o nome diz, sociais, ou seja, conteúdo disponibilizado e socializado praticamente público.
É impressionante como ainda muitas pessoas postam indevidamente comentários ou imagens e até críticas das empresas onde trabalham. Pessoas conectadas, mas, desligadas da etiqueta e do bom senso profissional. Postar opiniões e conteúdos nas redes sociais sobre seu trabalho é uma atitude que deve ser muito bem pensada e considerada. Muitos acreditam que postar coisas sobre o trabalho em uma pagina “pessoal” não acarrete em problema algum e muito menos que possam responder até mesmo judicialmente por isso.
Tivemos casos de demissões por justa causa por má conduta devido a publicações de fotos, utilizando indevidamente a logomarca da empresa e fazendo comentários dando a entender que não estava cumprindo devidamente sua rotina no trabalho, ou comentários denegrindo chefes e colegas no trabalho. Hoje, as pessoas parecem apenas se lembrar de que a brincadeira é on-line, mas, esquecem que as consequências vêm praticamente na mesma velocidade.
No final de 2013, um caso de comentário preconceituoso terminou em demissão de uma executiva de comunicação que estava embarcando para a África do Sul e postou em uma rede social o seguinte comentário: “Indo para a África. Espero não contrair Aids. Brincadeira. Sou branca!” Após o post, ela foi demitida da empresa e não perdeu apenas o emprego, mas, perdeu sua credibilidade, e tenho certeza que será muito difícil que ela recupere prestígio na carreira. Uma tolice que vai pesar por muito tempo na vida dessa mulher, se não, por toda vida.
Vi, há algum tempo, uma foto com um comentário infeliz de uma pessoa que trabalhou comigo alguns anos atrás em uma empresa. Essa pessoa postou uma foto com um gesto obsceno e ofensivo, reclamando de estar realizando hora extra. Ora, se não quer trabalhar e fazer a hora extra, é só não fazer, não é obrigado. Muito triste ver um gesto desses, realmente lamentável.
Cuidado, evite comentários ofensivos, comentários sobre a rotina de seu trabalho ou sobre projetos. Não faça acusações. Evite postar fotos utilizando uniforme ou logomarca da empresa. É importante lembrar que para toda ação existe uma reação, causa e efeito. Portanto, é sempre melhor escolher a mais inteligente e sensata opção. Boas maneiras e boa educação nunca fecham as portas e não demitem ninguém, pelo contrário, uma pessoa educada e sensata é considerada ‘joia’ em muitas organizações.
Costumo usar um exemplo: se uma mulher é professora de educação infantil e ou de jovens, está ali como referência para as crianças e jovens, deve pensar em muitos aspectos sobre o que vai postar na rede social, uma vez tendo decidido adicionar alunos e pais. Postar fotos bebendo, fotos de forma mais “sensual” ou com opiniões agressivas, desabafando ou jogando indiretas para pessoas que tenha desavenças, é uma postura que não é bem-vista e pode gerar mal estar entre pais de alunos e ainda comentários dos alunos em relação a essa professora.
A visão não pode ser limitada ao seu mundo, é preciso refletir sobre o ponto de vista dos pais e dos alunos. Se a pessoa não deseja restringir fotos assim, ou suas opiniões mais agudas em “sua” rede social, então, tenha como premissa não adicionar pais de alunos e alunos. E então explique que prefere que seja assim para que não haja mistura e ou confusão no relacionamento aluno professora/pais professora. Uso esse exemplo, pois já vi isso acontecer e gerar mal estar entre pais, professora e escola.
É preciso refletir, ter bom senso sobre as atividades registradas nas redes sociais. Muitas pessoas dizem que a rede social é um espaço de descontração, que usam ali para extravasar, e eu pondero cuidado! Pois é ali que muitos se mostram de verdade. Quando estamos relaxados, descontraídos, tendemos a evidenciar nossos comportamentos. A maioria das pessoas evidencia sentimentos e posturas nesses momentos de liberdade e registra tudo nas redes sociais. Pensar bem faz bem, bom senso é sempre recomendável e uma postura íntegra é sempre bem-vista e bem-vinda!