Compromisso

“Jesus respondeu: - Quem começa a arar a terra e olha para trás não serve para o Reino de Deus”. Lucas 9:62

Um professor de academia que conheço tem uma abordagem não convencional àqueles que querem se matricular na academia dele. Se uma pessoa se matricula, mas nunca aparece, ele não vai continuar simplesmente cobrando, vai e cancela a matrícula. Ele diz a essas pessoas: “Poupe o seu dinheiro. Venha me ver novamente quando decidir levar o negócio a sério. Meu objetivo não é receber três meses de pagamento… estamos auxiliando as pessoas a tornarem-se responsáveis por alcançar suas metas”. Ele quer treinar pessoas que estejam verdadeiramente comprometidas.

Em Lucas 9:57-62, três pessoas disseram a Jesus que queriam segui-Lo e todos receberam respostas aparentemente duras: “…o Filho do Homem não tem onde descansar” (v.58). “…Deixe que os mortos sepultem os seus mortos…” (v.60). “…Quem começa a arar a terra e olha para trás não serve para o Reino de Deus” (v.62). Para cada pessoa, Jesus reafirmou o sacrifício e o compromisso exigidos para se tornar Seu seguidor.

Seguir Jesus exige que nos entreguemos completamente a Ele.

Um cristão que admiro diz que “os filhos de Deus precisam estar prontos para um compromisso e uma mudança radical”. O Senhor nos chama não somente para Lhe entregarmos a nossa vida, mas também para levarmos esse chamado a sério ao segui-Lo de todo o coração. Vivemos numa realidade de descaso e de falta de compromisso com promessas e com estilo de vida. Com o Cristo, não tem “embromeichon”, “ou dá ou desce”, e nem espaço pra “mimi” tem. Se quiser me seguir, venha, mas pese os custos e recompensas e saiba que sacrifícios serão feitos.

Que nossa oração, seja: “Senhor, quero honrar meu compromisso Contigo e amar-Te de todo o coração, alma, mente e força. Ajuda-me, quero andar em Teus caminhos”.

Pr. Adriano Vargas
Cosmópolis Central
@cosmopoliscentral