Compulsão por comprar: um ato de desespero emocional

A compra compulsiva é um problema de saúde emocional. Oniomania e/ou TCC (Transtorno de Compra Compulsiva) são sinônimos de uma situação emocional conflituosa, provocada por um desequilíbrio psíquico resultante numa perda de controle sobre o ato de comprar. “O ato de consumir excessivamente denota que, no processo de amadurecimento do psiquismo humano, há dois polos de necessidades que não foram “suprimidas” e nem “satisfeitas”, determinando o desequilíbrio e a perda do controle.
O primeiro polo é denominado da necessidade de aprovação, aceitação e de ser amado. O segundo polo é denominado da necessidade de conquistar, dominar e conhecer”, explica Abigail M. Faria, psicóloga. Ela ainda completa que “estes polos das necessidades significam que, quando um deles ou ambos não são suprimidos no processo de amadurecimento do psiquismo humano, um desequilíbrio acontece. No caso da compulsão obsessiva por comprar, a necessidade de conquista, de domínio, entra em ação. ‘Se eu compro, eu posso, eu domino!’”
Deste modo, o polo da necessidade de ser aprovado e aceito pelas pessoas é um fator dominante nessa situação emocional em desequilíbrio. “Se eu compro, eu posso, eu domino. Logo, sou bem visto (aceito), aprovado”. Esta analogia demonstra o pensamento inconsciente de uma pessoa diagnosticada com Transtorno de Compra Compulsiva.
“Não podemos esquecer dois fatores importantes que contribuem e/ou contribuíram para a evolução deste transtorno. O primeiro é que todo excesso esconde uma falta e necessidade do ser humano, e sim, tudo que é demais, transmite problema.
O segundo fator é a sociedade atual capitalista versus consumista da qual somos violentamente expostos diariamente, e consequentemente o consumismo comunicado por todos os veículos da mídia intransigente que impõe o ato de consumir como ‘valor social incorporado’, impulsionando o nosso juízo de realidade a confundir a diferença entre o prazer de comprar e a compulsão por comprar. Existe um prazer genuíno em realizar uma compra, principalmente, quando se está relacionado a um desejo ou um sonho. O ato de comprar deve, portanto, produzir prazer e satisfação”, pontua a especialista. Ela explica que, na situação de compulsão por compras, “não existe a satisfação da necessidade, e nem do desejo. Pois, na compulsão por comprar, existe um impulso voraz por consumir sem qualquer objetivo específico ou necessidade, assim não é acompanhada do prazer; ao contrário, posteriormente é seguida pelo sentimento de culpa pelo consumo em excesso”.
Portanto, cabe salientar alguns sintomas percebíveis e que são prejudicais à saúde psíquica do indivíduo que sofre deste transtorno. São estes:
– Descontrole financeiro durante as compras. Em alguns casos já tratados, o descontrole foi tão absurdo, que aumentaram o crédito do cartão com a garantia de imóvel, resultando na perda do mesmo;
– Hábito de comprar escondido de familiares, a consciência de que o comportamento pode ser reprovado pela família, a postura de mentir sobre as compras é adotada pelo indivíduo;
– Desejo insaciável ligado ao consumo, o descontrole leva à compulsão por adquirir objetos desnecessários;
– Extrema ansiedade, transtorno de humor e depressão, comorbidade (junção de duas ou mais doenças mentais), podem ser notadas no indivíduo quando passa um período sem comprar. Irritabilidade, dependência no uso de substâncias, desespero, perda da autoestima, dentre outros sentimentos e comportamentos associados.
– Aumento significativo no desejo de comprar, quando há variação no humor, se torna evidente o ato de comprar quando o humor é triste, ou quando o indivíduo se sente sob pressão, e até mesmo com raiva.
– Sensação de fracasso e/ou sentimento de culpa após realizar uma compra. Esta é a mais frequente consequência da distorção do papel do consumo no cotidiano da pessoa com TCC. A frustração junto com a culpa denotam uma ambiguidade no psiquismo entre prazer-luto, a alegria transforma-se em grande sofrimento.
Esta série de comportamentos e sentimentos associados com a TCC reflete um comportamento obsessivo compulsivo que traz sim sofrimento. Pois, se trata de um transtorno com pensamentos ou atos movidos por uma força irresistível contra a qual o sujeito gostaria de lutar.
“A compulsão resulta de um conflito psíquico e de uma luta subjetiva entre os dois polos das necessidades, que, por

Abigail M. Faria, psicóloga graduada pela Universidade Paulista – UNIP. CRP 06/140725. Contato 19 99356-0327. Email: bigafaria@yahoo.com.br

sua vez, impossibilita, encurrala o indivíduo a se posicionar de forma compreensiva perante esta situação, resultando no ato compulsivo.
Mediante este quadro diagnóstico, há tratamentos eficazes para a melhora dos comportamentos, sentimentos e pensamentos do indivíduo com TCC. Dentre os tratamentos, está a farmacologia com medicamentos ansiolíticos e antidepressivos”, aconselha Abigail. “Além das psicoterapias com inúmeras abordagens, que são capazes de elaborar, compreender, analisar e auxiliar o indivíduo em suas variações de humor, seus comportamentos compulsivos, além de compreender seus pensamentos irreais e incoerentes sobre seu real problema. O Transtorno de Compra Compulsiva é mais corriqueiro acontecer do que imaginamos, a tendência do aumento significativo dos transtornos de ansiedade e associados são frequentes. A era da modernidade atual corre exacerbadamente para ‘ ter para ser’, encurralando os verdadeiros valores sociais imprescindíveis para a convivência social”, esclarece a psicóloga.
Abigail conclui dizendo que “assim sendo, cabe refletirmos nosso papel social, nossos valores e o que estamos construindo como legado de valor para as futuras gerações, que são nossa maior preocupação e prioridade”.