Comunicação, administração e logística estão entre as áreas que mais cresceram

O cenário econômico desfavorável no mercado celetista intensificou as buscas dos estudantes por uma oportunidade de estágio. A modalidade, que vem se estabilizando desde o ano passado, já apresenta uma retomada de vagas significativa e atrai os jovens a procura de uma colocação para não ficarem à margem do mercado de trabalho. Como prova disso, a Companhia de Estágios, – consultoria e assessoria especializada em programas de estágio e trainee – registrou em seu último balanço interno uma elevação, não só na oferta de vagas, como também no interesse dos jovens.
Os números indicam as áreas que, mesmo em meio aos percalços da economia brasileira, apresentaram um crescimento na demanda por estagiários dos últimos anos. De acordo com especialistas do setor, esse cenário representa um status de reestabelecimento na categoria. Portanto, para os estudantes que estão tentando dar os primeiros passos na carreira profissional, o momento se mostra bastante oportuno, e, para aqueles que buscam acompanhar as tendências de mercado, é possível visualizar um panorama sobre os setores em alta atualmente.

Carreiras promissoras
Dados da Companhia de Estágios demonstram que, comparando o número médio de vagas de 2018 com os dois últimos anos, o cenário atual se mostrou muito promissor para os estudantes que buscam uma oportunidade nas áreas da comunicação. De acordo com os índices, o número de vagas dobrou nas subáreas dessa modalidade, especialmente nos cursos de marketing, publicidade e propaganda e jornalismo. Mas outra área de humanas também se destacou: a administração. Não é novidade que esse é um campo popular tanto entre os estudantes como entre as empresas, mas a área registrou um crescimento impressionante de 93% no mercado de estágio.
Já as ciências exatas também estão bem representadas. O setor de tecnologia da informação teve crescimento de 77% no número de vagas de estágio abertas. Com a modernização dos processos corporativos, esse profissional vem sendo cada vez mais requisitado para trabalhar com banco de dados, desenvolvimento, infraestrutura, redes, segurança, gestão de recursos, entre outras funções. E, com o avanço da tecnologia, essa demanda tende a crescer ainda mais. As áreas de engenharia também tiveram bom desempenho apesar da crise da construção civil.

Registro de baixas
Por outro lado, alguns campos de atuação vêm apresentando um declínio constante no último triênio. No lado das humanas, está o curso de psicologia, que registrou uma queda de 6%. Mas o responsável pelo maior percentual negativo foi o curso de direito, que apresentou uma redução de cerca de 1/4 do volume de vagas.

Mercado atrativo eleva
expectativas
Embora também tenham amargado as consequências da crise, os programas de estágio já deram sinais significativos de melhora. Mesmo diante da recessão econômica que se instalou pelo país nos últimos anos, os dados apontam que a oferta de vagas de estágio subiu e tende a se elevar ainda mais até o fim desse semestre. Segundo Tiago Mavichian, diretor da recrutadora, a abertura de novas vagas já superou o número de postos fechados em decorrência da crise e a tendência é que o quadro continue favorável.
“2018 começou bem, nos primeiros seis meses do ano houve um aumento de 34% na abertura de vagas em relação ao mesmo período do ano anterior. Para se ter uma ideia, esse índice representa quase 60% do volume total oferecido em 2017. E, no segundo semestre, o histórico registra uma tendência de crescimento que também é esperada para este ano” – afirma o executivo. E, diante desses dados e projeções animadoras, é claro que os estudantes não iam ficar de braços cruzados. De acordo com Mavichian, em 2017, já houve um recorde no número de inscrições e, se as previsões se confirmarem, pode ser que haja um novo ainda este ano. “As inscrições do primeiro semestre já correspondem a 55% do total de estudantes do ano passado” – explica o diretor.

Maior oferta
Apesar de figurar no segundo lugar no balanço médio sobre o crescimento da oferta de novos postos, o curso de administração lidera o ranking quando se trata da soma total de vagas abertas. De acordo com o balanço realizado pela recrutadora, esse campo de atuação representa cerca de 22% do total de oportunidades de estágio.