Concluir os estudos é fundamental para driblar a crise e ter maiores chances

Jovens e Adultos podem realizar as provas do “supletivo” e se prepararem para concursos em Cosmópolis

Ezequiel Viana Augusto dos Santos – Professor do CEC

As empresas, cada vez mais, exigem uma formação escolar e acadêmica de seus colaboradores, e assim fica difícil entrar no mercado de trabalho sem a educação básica exigida. Para se destacar, o candidato deve apresentar nível de estudos compatível, e nos dias atuais, ter concluído o Ensino Fundamental e Médio são o mínimo requisitado.
Sabe-se que são muitos os motivos que levam as pessoas a deixarem os bancos escolares, mas, segundo o professor Ezequiel Augusto Santos, diretor do Centro Educacional Cosmópolis, “as principais razões para as pessoas não concluírem os estudos são por não conseguirem conciliar o estudo com a necessidade de trabalhar ou quando ocorre uma gravidez não planejada. Assim, a pessoa entra num ciclo vicioso, no qual não estuda porque precisa trabalhar e depois não consegue emprego porque não concluiu os estudos, como numa crise como a atual”.
Todavia, Ezequiel alerta para a importância de ter cuidado com cursos e escolas de supletivo não autorizados e credenciados pelos órgãos de ensino, pois, assim, o certificado não terá validade para o aluno prosseguir os estudos em nível técnico ou superior. “Frequentemente, vemos na internet propagandas milagrosas, em que o aluno concluirá os estudos em tempo recorde, como terminar tudo em apenas 6 meses. Não existe milagre, mas sim, o esforço em concluir os estudos dentro das leis vigentes”.
Em nossa cidade, o Centro Educacional Cosmópolis é a única escola particular credenciada e autorizada a ofertar a Educação de Jovens e Adultos (antigo Supletivo), e oferece a oportunidade para que jovens e adultos concluam seus estudos, com aulas opcionais apenas 1 vez por semana, ideal para quem não pode frequentar uma sala de aula todos os dias. As provas acontecem no último sábado de cada mês, na própria escola, não havendo, portanto, a necessidade dos munícipes se deslocarem para outras cidades, como Americana e Campinas. Por uma questão legal, cada série tem a duração de 06 meses e o Histórico Escolar / Diploma é reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação de São Paulo, sendo válido para o aluno prosseguir seus estudos em nível técnico e/ou superior.
Para quem já concluiu o Ensino Médio e está em busca de um emprego estável, Ezequiel orienta que a pessoa continue estudando, principalmente, Português e Matemática, para prestar um concurso público. “A classe que sofreu menos impacto com a crise provocada pela Covid-19, por exemplo, foi a dos servidores públicos”, afirma o professor.
Quem desejar obter mais informações, basta procurar a escola, que está localizada na Rua Otto Herbst, nº 1424-1428, Vila Kalil, Telefone: (19) 3872-4135 ou 99728-7668