Concurso EsPCEx: 440 vagas para nível médio

As inscrições para o concurso vão até 3 de junho de 2020

O Comando da Escola Preparatória de Cadetes do Exército anunciou o Concurso EsPCEx que irá selecionar 440 alunos para o Curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico (CFO/LEMB). As vagas se destinam a candidatos de ambos os sexos.
As inscrições do concurso podem ser realizadas até 3 de junho de 2020 e o pagamento da taxa de inscrição pode ser efetuado até o dia 4 de junho de 2020.
O atual Concurso de Admissão reserva 20% das vagas, de cada um dos universos – masculino e feminino, para candidatos autodeclarados negros, conforme o previsto na Lei nº 12.990/14 (ADC 41/2018).
O candidato deverá autodeclarar-se negro (preto ou pardo) no ato da inscrição ou até a data-limite para alteração dos seus dados cadastrais (12/06/20). Tais candidatos concorrerão no Concurso de Admissão, concomitantemente, nas vagas de ampla concorrência e nas destinadas ao atendimento da cota.
Os candidatos autodeclarados negros convocados para a 2ª etapa, ainda que figurem nas listas de ampla concorrência, serão submetidos a uma Comissão de Heteroidentificação Complementar (CHC), para confirmação, pela análise do fenótipo, da autodeclaração supracitada. A autodeclaração não confirmada sujeita o candidato à exclusão do Concurso de Admissão, sem prejuízo de outras sanções legais, conforme o previsto na Lei nº 12.990/14. No concurso de 2019 para ingresso em 2020, houve um percentual de candidatos “não confirmados” de 6,1%, os quais foram eliminados do concurso.

Dos Requisitos e dos Documentos Exigidos para a Matrícula
Não ter filho(s) ou dependente(s) e não ser casado ou haver constituído união estável, por incompatibilidade com o regime exigido para formação ou graduação, sendo condição essencial para ingresso e permanência nos órgãos de formação ou graduação que mantenham regime de internato, dedicação exclusiva e de disponibilidade permanente peculiar à carreira militar. O candidato deverá apresentar uma declaração, com firma reconhecida em cartório, conforme modelo disponibilizado no endereço eletrônico da EsPCEx e no Manual do Candidato.
400 vagas serão destinadas para o sexo masculino, sendo 80 para candidatos negros (pretos ou pardos).
40 vagas serão destinadas para o sexo feminino, sendo 8 para candidatas negras (pretas ou pardas).

Para mais informações, acesse http://www.espcex.eb.mil.br/