No Estado de São Paulo, a Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ) abriu, no dia 10 de dezembro, as inscrições do concurso público que dispõe de uma vaga para a função de ouvidor.
O cargo exige nível superior completo em jornalismo ou comunicação social, registro no órgão de classe e carteira de habilitação na categoria “B”. O salário inicial é de R$ 7.992,64 para jornada de trabalho semanal de 40 horas.
Além do vencimento, a ARES-PCJ ainda oferece aos seus servidores os benefícios de R$ 700 de auxílio-alimentação e R$ 175,28 de auxílio-transporte.
A participação deverá ser garantida até o dia 14 de janeiro de 2019, através do endereço eletrônico da Dédalus Concursos (www.dedalusconcursos.com.br), banca organizadora do certame. O valor da taxa de inscrição é de R$ 35.
Os candidatos serão avaliados por meio de duas etapas: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; e análise de títulos, classificatória.
A prova objetiva será composta por 50 questões de múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa, dez de conhecimentos básicos e legislação, cinco de inglês e 25 de conhecimentos específicos. O exame terá duração máxima de quatro horas e será aplicado no dia 24 de fevereiro de 2019.
Atribuições do ouvidor da ARES-PCJ
Atuar junto aos usuários e aos prestadores dos serviços de saneamento básico, a fim de dirimir possíveis dúvidas e intermediar a solução de divergências, criando um canal de comunicação direto entre a ARES-PCJ, os titulares e os usuários de seus serviços, a fim de aferir o grau de satisfação destes últimos e estimular a apresentação de sugestões; registrar reclamações e sugestões sobre os serviços regulados pela ARES-PCJ; encaminhar e acompanhar os processos de reclamações aos prestadores dos serviços de saneamento básico e ao órgão técnico para fins de solução do problema e aplicação das sanções cabíveis; atuar como canal de comunicação entre a ARES-PCJ, a comunidade, órgãos de imprensa e outras mídias, emitindo comunicados, releases e produzindo materiais para divulgação; elaborar um programa integral de informação para assegurar ao usuário dos serviços da ARES-PCJ o acompanhamento do serviço prestado pela agência; desenvolver atividades que garantam os direitos do usuário dos serviços da ARES-PCJ; apoiar a diretoria executiva da ARES-PCJ na elaboração e divulgação de manuais informativos dos direitos dos usuários, dos procedimentos disponíveis para o seu exercício e dos órgãos e endereços para apresentação de queixas e sugestões; instituir programa de avaliação dos serviços públicos prestados pela ARES-PCJ; gerir o Serviço de Atendimento ao Usuário – SAU, sempre com apoio técnico das áreas relacionadas, bem como receber as demais solicitações dos usuários dos serviços; instalar o processo administrativo de solução de conflitos entre agentes dos setores regulados, bem como entre agentes e usuários dos serviços, sempre com o apoio técnico das diretorias relacionadas; gerenciar o sítio da ARES-PCJ na Internet e outras mídias eletrônicas e impressas de comunicação; quando necessário ao desenvolvimento de suas atividades, dirigir veículos da ARES-PCJ; auxiliar nos eventos da ARES-PCJ, tais como: recepcionar, preparar cópia de materiais e montar pastas, ligar confirmando presença, entre outros; exercer outras tarefas correlatas.