Confie no Processo de Deus

“Desse modo, completou-se a criação dos céus e da terra e de tudo que neles há. No sétimo dia, Deus havia terminado Sua obra de criação e descansou de todo o Seu trabalho. Deus abençoou o sétimo dia e o declarou santo, pois foi o dia em que Ele descansou de toda a Sua obra de criação” Gênesis 2:1-3

Já lhes falei bastante sobre hábitos, mas o que eles realmente são? Baseado no que aprendemos nos últimos textos, um hábito é formado quando você sacia, sistematicamente, uma necessidade importante com um comportamento escolhido.
Hábitos tendem a ter uma reputação negativa, mas, na verdade, eles são um processo que Deus criou.
Vamos chamá-los de Processo de Deus.
O próprio ritmo da criação de Deus na história de Gênesis está cheio de bons hábitos diários. É a primeira vez que vemos Deus usar processos para criar algo novo, saudável e bom.
Parece familiar? Deus estava sendo habitual! Só nessa história, Deus ilustra hábitos de excelência, de persistência, de pedir ajuda aos outros (Adão deu nome aos animais, Deus disse que não era bom o homem estar sozinho e criou Eva), de parar para celebrar suas conquistas (Deus notou que Seu trabalho era bom a cada dia) e de separar um dia por semana para descansar.
Enquanto você lê a Bíblia, continue procurando por bons hábitos, ou Processos de Deus, ao longo das Escrituras, e você perceberá que eles são um presente de Deus.
Devemos confiar em Deus e confiar que Ele está no processo. Ele está trabalhando em algo novo e lindo na sua vida enquanto você descobre uma identidade saudável, pede ajuda, é gentil consigo mesmo, investiga e confia em Seu processo.
Processos como desenvolver bons hábitos diários não são algo que usamos para evitar depender da ajuda de Deus – eles existem por causa da ajuda de Deus.
Quando confiamos em Deus com essas ações diárias, elas se tornam Processos de Deus.
Por outro lado, sem a ajuda Dele, todos os melhores esforços podem se tornar um projeto de autossalvação.
Esse tipo de comportamento “faça-sem-Deus” foi o que nos colocou em bagunças como essas, em primeiro lugar!
Não conseguimos fazer nada disso sem força, paz e graça que vem de Deus.
Dependemos dele diariamente.

Pr. Adriano Vargas
Cosmópolis Central
@cosmopoliscentral