Confira algumas dicas de como fazer um bom treino em casa de forma correta

Entre as dicas estão usar uma roupa adequada e criar uma rotina de treinos

Saulo Santos – Fisiologista do Exercício
CREF: 052505-G/SP
Studio Saulo Santos – Rua Campinas 534, Centro
Cosmópolis
Telefone: (19) 98303-2259

O Fisiologista do Exercício Saulo Santos dá algumas dicas de como fazer um treino correto em casa. Confira a seguir.
Use roupas adequadas
“Não é porque o exercício é feito fora da academia que é permitido deixar o tênis de lado.
Um dos motivos mais importantes é não deixar de usar tênis, ele serve para amenizar o impacto nas articulações, principalmente, em treinos que fazem você saltar e/ou flexionar o joelho”, explica o profissional.
Faça treinos do seu nível
“Procure ajuda de um profissional da EDUCAÇÃO FÍSICA, que atua na sua cidade e cuidado com as ciladas e programas que são vendidos na internet, você precisa de um profissional que conheça para te ajudar. No entanto, quem já treinava nada melhor que continuar com seu profissional e com as estratégias que ele oferece”.
Tenha uma rotina de treino
“Somente o profissional de educação física tem o conhecimento necessário para fornecer as orientações corretas sobre como treinar para conquistar os resultados que você deseja. Somente ele pode dar as melhores dicas de exercícios em casa e organizar sua rotina com exercícios e estímulos novos”.
Como treinar em casa?
“Comece sempre com aquecimento e não alongamentos, antes de engatar em treinos mais longos e pesados. Essa dica vale tanto para treinos de força quanto para treinos que têm como objetivo melhorar a resistência cardiovascular e emagrecer.
Aquecer melhora seu resultado. Prepara o corpo e a mente para o treino. Essa dica para malhar em casa vale ouro. Quando aquecemos o corpo, ele produz uma substância que lubrifica as articulações, prevenindo contra o desgaste dos joelhos, tornozelos, ombros, que pode acontecer em exercícios com várias séries de repetição ou de alto impacto.
Para os treinos cardio, que são geralmente focados no emagrecimento e na melhora da saúde do sistema respiratório e do coração, o aquecimento é igualmente importante”.
Quais exercícios posso treinar em casa?
“Se você não tem uma academia tradicional em casa, saiba que treinar com o próprio peso do corpo traz grandes ganhos. E tem umas modalidades nas quais, de fato, o corpo é a base para tudo, como abdominais, alongamentos, yoga e ritmos. Outras modalidades bem legais para treinar em casa são HIIT, ginástica, pilates e funcional”.
Não exagere na dose
“Tudo que é demais faz mal. Por isso, siga as aulas da sua rotina, elaboradas pelo seu profissional de Educação Física. Fuja dos treinos de blogueiras e lives de personal das celebridades, são amontoados de exercícios e não são ideais para você.
Você pode gostar muito de malhar, mas não é indicado se exercitar por várias horas seguidas. Pode causar cansaço, fadiga muscular, estresse e outros males”.
“Aplicando as dicas que compartilhei com você, vão te ajudar a treinar na intensidade certa, e assim estimular os seus músculos e seu metabolismo do jeito certo para ter resultados de verdade. E, por último e não menos importante, essas dicas de treino vão te ajudar a preparar a sua casa e a sua cabeça para treinar em casa de verdade, com compromisso, regularidade e uma atitude e, principalmente, neste momento que estamos passando”, finaliza o profissional.