Confira dicas para o segundo dia de prova do ENEM

Neste domingo, 10, acontece o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que trará as provas de Matemática e Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química).
O professor Ezequiel Augusto Viana dos Santos, coordenador do cursinho CEC, afirma que o candidato não pode abrir mão do segundo dia de prova. Segundo ele, muitos candidatos ficam desaminados após o primeiro domingo de exame, acreditando que já tiveram um desempenho insatisfatório. “Não dá para considerar que o jogo terminou sem ter terminado de verdade. Não dá para prever qual o tamanho da chance [de ser aprovado em uma faculdade], por mais que não tenha ido bem no primeiro dia. Além disso, Redação e Matemática são as disciplinas que mais podem garantir uma boa pontuação ao aluno”.
Ezequiel orienta os estudantes a, no dia da prova, começarem pelas questões que têm mais facilidade, assim, sobrará mais tempo para as questões mais difíceis. Chutar, só em último caso. “Não deixe questões em branco. Em último caso, chutar, mas chutar usando algumas estratégias. Não é colocando tudo na B, por exemplo. É ler com atenção e descartar as alternativas mais absurdas”, aconselha.

Na véspera
Dormir cedo, não alterar a alimentação, relaxar assistindo a algum filme ou série de sua preferência, evitar ficar falando da prova (pode aumentar a ansiedade) e já deixar a roupa, caneta de tinta preta e documento oficial com foto devidamente separados.

Durante a prova
Durante a prova, Ezequiel aconselha que o candidato peça para sair da sala pelo menos duas vezes, mesmo que não esteja com vontade de beber água ou usar o banheiro. “Isso é fundamental para barrar aquele sono de fim de tarde e aliviar o cansaço de estar muito tempo sentado em uma única posição. É importante lavar o rosto, respirar ar puro – quando retornar à sala, o aluno terá a impressão que a prova começou naquele instante.

Otimismo
Ezequiel ressalta que o candidato precisa ter em mente que o Enem é muito importante, mas não deixa de ser um exame. “Se não alcançar o resultado que almeja desta vez, não será o fim do mundo. É só estudar um pouco mais no próximo ano e tentar quantas vezes forem necessárias. Costumo sempre dizer a meus alunos que somos superiores a algumas folhas de papel. Então, hora de erguer a cabeça e colocar em prática os conhecimentos”.

Ezequiel Augusto Viana dos Santos
Centro Educacional Cosmópolis
Rua Otto Herbst, 1428, Vila José Kalil
(19) 3872-4135 / 9 9728-7668
“Achei a prova deste ano difícil e diferente das edições anteriores, mas eu já estava preparada. Além do cursinho, estou estudando na escola e em casa com alguns amigos. Também vejo vídeoaulas, faço exercícios da internet e sigo páginas de vestibulares/ENEM no instagram. Meu conselho para quem vai prestar o exame futuramente é se preparar 2 anos antes, fazer curso preparatório e ter rotina de estudos”, comenta a estudante Luanna Lagares da Silva Andrade, 17 anos.