Conheça a história da bióloga Karina de Freitas

O “Minha Vida, Uma História” desta semana conta a trajetória de Karina de Freitas, que aos 40 anos ocupa o cargo de vice-diretora da EMEB Cecília Meireles.
Karina nasceu em Itapetininga – SP, mas cresceu na cidade de Capão Bonito – SP. O motivo da mudança para a região decorreu de sua entrada na Universidade de Campinas (UNICAMP), no ano de 1996. Lá, Karina optou por cursar Biologia. “Estudar ‘bicho’? Estudar planta? Por que não estudar os dois? Foi assim que decidi ser bióloga (risos)”, afirma.
Em 2001, passou em um concurso público, o que a trouxe para as salas de aulas cosmopolenses. “Lecionar não era meu principal foco durante o período de graduação. Na verdade, eu trabalhava na área de pesquisa de câncer e gestação. Com o tempo, concluí que o cargo de professor me daria um sustento mais sólido e imediato. Por fim, me apaixonei pela área!”, conta a bióloga.
Uma vez imersa e apaixonada pela profissão, Karina de Freitas passou a se dedicar seriamente. “Para mim, o trabalho tem que ser gostoso e bem executado. Além disso, é importante que se goste do que faz, principalmente, quando se é professor, porque, do contrário, só irá prejudicar a si mesmo e aos alunos”, desabafa.
Atualmente, casada com um biólogo e mãe de três filhos, Karina afirma se sentir realizada e satisfeita. “Durante a minha jornada até aqui, aprendi muita coisa como mãe e como profissional da educação. Percebi que é muito mais gostoso ver seus filhos entrarem na graduação do que você estar entrando, e que permiti-los sair de casa possui um grande valor. Na escola, o sorriso e o abraço de uma criança da educação especial também traz um sentimento gratificante, e é isso que me faz amar o que faço”, finaliza orgulhosamente.