Conheça a história de Donizete que parou de fumar há seis anos

Hoje, dia 31 de Maio, foi o dia escolhido pela Organização Mundial de Saúde para o alerta sobre doenças causadas pelo tabagismo.
Diversas doenças são causadas por conta do fumo. O que mais se ouve é que é um vício ‘impossível’ de parar, mas Donizete Cardoso se dispôs a contar sua história com o tabagismo para a GAZETA de COSMÓPOLIS.
“Parar de fumar não é difícil, muita gente pensa que é difícil, mas não é. Temos que ter uma boa vontade e ajuda de amigos, participar de grupos. Eu tenho só a agradecer. Muitas coisas aconteceram desde que eu decidi parar de fumar, mas, até hoje, estou bem. Peço a todos que fumam, façam um esforço porque não é impossível.
Eu parei de fumar com 44 anos, hoje tenho 50, me sinto bem, me sinto ótimo. Eu tenho muito a agradecer ao grupo PART”.

Motivo
“O maior exemplo para mim, foi quando eu perdi minha mãe para o câncer de pulmão. Isso fortaleceu muito minha caminhada. Mas, graças a Deus, estou bem. Perdi alguns amigos do grupo e isso me motivou demais a parar de fumar”.

PART
O PART realiza grupos de apoio em 6 pontos diferentes da cidade. A participação neste tipo de atividade é extremamente importante, pois, o cigarro funciona como uma “muleta” na vida da pessoa, acompanhando-a nos momentos de nervosismo, ansiedade e também nos momentos de alegria/euforia. Nos grupos, são discutidas estratégias valiosas para deixar o cigarro. Para iniciar o acompanhamento, não é necessário encaminhamento. Basta comparecer a uma das unidades que cediam as reuniões nos devidos horários.

31 de Maio
O Dia Mundial Sem Tabaco – 31 de maio – foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

NUESA
Rua Rui Barbosa, 444
F. 3872-1019
Secretaria Municipal de Saúde