No quadro “Minha Vida, Uma História” desta semana, vamos contar a história de Iolanda Alves da Silva, 47 anos, uma das funcionárias do Lar dos Idosos Irmã Rosália.
Nascida na cidade de Umuarama, no Parará, Iolanda conta que morou durante muitos anos junto com seus pais e seus 12 irmãos, sendo cinco mulheres e sete homens.
Antes de se mudar para Cosmópolis, Iolanda trabalhava como garçonete e sua rotina mudou quando se casou. “Fui casada durante cinco anos e tive uma filha. Já faz 28 anos que resido aqui no município”.
Após a separação do casamento, trabalhou como auxiliar de limpeza na Refinaria durante oito anos; em seguida, foi contratada em outras empresas da região. “Não trabalhei apenas como auxiliar de limpeza, também fui encarregada de construção civil em Campinas e Sorocaba. Depois de algum tempo, entrei para trabalhar aqui no Lar do Idosos”.
Iolanda relata que, em sua cidade natal, estudou até a oitava série, completando o ensino médio somente em Cosmópolis. “Fiz também curso de cuidador de idosos”.
Atualmente, Iolanda tem três filhos e dois netos. “Criei, cuidei e eduquei meus três filhos sozinha. Hoje, eu vejo que fui guerreira na vida”.
Faz mais de 15 anos que Iolanda não visita a família. “Aqui na cidade, moramos apenas eu e meus filhos, o restante da minha família está no Paraná e em Minas Gerais”.
Apesar de tudo, Iolanda revela que se sente realizada com toda sua trajetória de vida. “Meus filhos mais velhos estão formados, minha filha mais nova está estudando – isso, para mim, já é uma realização. Batalhei muito para sustentá-los e, hoje, sou feliz com minha vida”, finaliza.
Conheça a história de Iolanda Alves da Silva
24 de novembro de 2017 Variedades
Veja Também
25 de outubro de 2024
Finados ainda movimenta o mercado de flores e plantas nos quatro cantos do País
6 de novembro de 2024
Guarda Municipal de Cosmópolis realiza apreensão de grande quantidade de entorpecentes em via pública
12 de novembro de 2024
Secretaria de Educação encerra curso de formação para gestores da Rede Municipal com apoio do SESI
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião da Gazeta de Cosmópolis / TV Jaguari.