Conheça a síndrome mão-pé-boca, doença que acomete crianças

A síndrome mão-pé-boca é uma doença viral e benigna, que acomete, principalmente, crianças pequenas que estão naquele momento de descoberta e que tendem a colocar as mãos e os objetos na boca, o que favorece a contaminação. A doença é causada pelo vírus Coxsackie, que se aloja no sistema digestivo, causando pequenas feridas nas mãos, nos pés e na boca.
De acordo com o pediatra André Arruda, essa doença pode ocasionar lesões em outras partes do corpo. “À medida que as lesões se instalam na garganta, alguns dias depois, elas aparecem nas mãos e nos pés, mas, também podem aparecer em outras partes do corpo, como nas nádegas, garganta ou no tronco”,

Dr. André Luiz Mathias Arruda
Pediatra
CRM 118967

explica. As lesões se assemelham às aftas, como pequenas bolhas, e causam vermelhidão e dor na garganta.
O vírus se espalha facilmente por meio de tosses, espirros e saliva, ou seja, o contato entre as pessoas infectadas aumenta o risco de contaminação. André afirma que a doença também pode acometer os adultos. “Em geral, as crianças são mais susceptíveis à doença, mas também um adulto com imunidade prévia, que esteja carregando o vírus poderia transmitir o vírus para a criança”.
Através da análise clínica das feridas e erupções no interior da boca ou através de algum outro exame, é diagnosticada a síndrome. “Após o período de encubação, o que vemos é a presença de febre alta. O tempo de duração é entre dois a seis dias e o paciente sente muita dor quando engole algum alimento”, explica o pediatra.
Além dos medicamentos, o paciente deve ingerir muito líquido e evitar alimentos que estejam muito quentes, ácidos ou que tenham muito condimento, pois, podem piorar as dores na parte interna da boca.