Conheça alguns cuidados na hora de comprar um imóvel

O sonho da maioria das pessoas é com certeza a casa própria, principalmente em uma época de recessão econômica como essa. Porém, essa não é uma decisão fácil de ser tomada e exige atenção do comprador.

Ulisses Paiva tem 35 anos de idade e é Corretor de Imóveis da Imobiliária Rosamélia. Para ele, os cuidados na compra de um imóvel vão além de simplesmente gostar de sua estrutura. “Os cuidados na hora de comprar um imóvel é independente do momento. É preciso tirar certidões negativas para ver se não há pendências com o município. Na verdade, não se trata apenas da certidão negativa da prefeitura; há outras certidões que devem ser providenciadas. Por exemplo, certidão trabalhista, certidão de dívidas com a união, entre outras.”

As condições da casa também são detalhes importantes. “É sempre bom verificar as condições da estrutura. Às vezes, a olho nu, você percebe algumas coisas como umidade, trincas, pisos com falha e etc.”, confirma o corretor.

Sobre as condições do imóvel, existem também, vários tipos de trincas nas paredes que incomodam o comprador, porém, nem sempre elas devem inibí-lo, por ser algo natural de qualquer construção. Ulisses explica que trincas toda casa tem, porque existe a movimentação do solo, a dilatação… No calor a casa esquenta, no frio ela tende até a encolher, às vezes existe muito trânsito na rua e faz a casa tremer.

Sendo assim, é normal a trinca, inclusive isso já é previsto dentro da engenharia. Claro que existem limites, não dá para pegar uma casa cheia de trincas grandes. Porém tem coisas que não passam de micro fissuras. Pode acontecer de a pessoa ver uma fissura na parede e já se inibir, mas é apenas uma falha do reboque e as condições estruturais da casa estão preservadas. Existem vários tipos de trincas, existem a vertical, a horizontal, a de 45°, cada trinca indica um problema diferente”.

Por essas e outras, o ideal é sempre recorrer a um profissional, ter a companhia de um bom corretor de imóveis e um engenheiro para avaliar o imóvel e dar uma opinião. É necessário ressaltar que comprar uma casa não é algo perigoso ou negativo. É necessário apenas atenção e ajuda de sérios profissionais.

Outro problema que pode e deve ser evitado são os ‘falsos’ corretores. Muitas vezes as pessoas ‘assumem’ a profissão por falta de opção ou de emprego, o que é perigoso. Para ser um corretor de imóvel profissional é necessário fazer um curso, prestar uma prova, conquistar um certificado. É um processo pouco demorado, mas necessário para que se trabalhe com certificação.

Objetivo também é fundamental. “Você está comprando um imóvel para quê? Para investimento ou moradia? Uma casa para investimento é uma coisa e para moradia é outra diferente. Se for para investimento, provavelmente você está pensando em alugar ou revender; então é necessário procurar o melhor preço e uma área bem localizada, pois não adianta comprar um imóvel comercial em uma zona estritamente residencial, pois é provável que haja problemas para conseguir alvará e licenças de funcionamento”, alerta o corretor da imobiliária Rosamelia.

Ulisses Paiva, corretor de imóveis

Ulisses Paiva,
Corretor de Imóveis