Conheça alguns dos cuidados especiais com animais idosos

A alimentação é um dos cuidados requeridos para cuidar de um animal idoso

Natalia Idalgo de Queiroz
Médica Veterinária
CRMV-SP 23.967

Os cães e gatos, assim como todos os seres vivos, passam pelo processo de envelhecimento, o que não quer dizer que seja uma doença ou algo ruim, é um processo natural e irreversível. Estes são considerados idosos a partir de 8 anos de idade, mas requerem cuidados maiores a partir dos 12 anos.
Normalmente, a primeira mudança é na aparência, quando os primeiros pelos brancos começam a aparecer. Os dentes podem começar a ter um comprometimento devido ao acúmulo de tártaro, o que pode prejudicar a mastigação. Algumas dores nas articulações e na coluna também podem surgir.
Devido a uma maior fragilidade do sistema imune, os animais ficam mais predispostos a doenças em geral. Além disso, doença renal crônica, doenças do coração, alguns tipos de tumores e problemas de visão, aparecem com mais facilidade nesse período da vida.
A alimentação é um dos cuidados requeridos para cuidar de um animal idoso. Existem rações específicas para esta faixa etária.
Se o animal tiver algum problema dentário, leve-o ao veterinário e, após o tratamento, este também poderá te orientar quanto a melhor alimentação para o seu animal.
Outro cuidado específico com o animal idoso é quanto a sua mobilidade. Devido a problemas na coluna ou articulares, normalmente, o animal fica com a mobilidade reduzida, ou seja, não conseguirá mais se locomover, correr ou brincar como antes. Portanto, a casinha, comedores, tapete higiênico, entre outros objetos do animal devem sempre estar em locais planos e de fácil acesso.
Mesmo com a idade avançada, se o pet estiver em boas condições físicas, deve seguir com seus passeios e exercícios de costume. Porém, o cuidado deverá ser maior, sendo necessário diminuir a intensidade, a quantidade e a duração das atividades. Os animais idosos tendem a dormir mais e passar mais tempo deitados. Devemos respeitar isso!
Eles também são mais sensíveis a mudanças bruscas de temperatura. Portanto, devemos mantê-los longe de correntes de vento, da chuva e até mesmo da exposição excessiva ao sol.
Alguns animais idosos podem não querer contato com outros animais ou crianças. Eles têm menos disposição para brincadeiras e podem acabar se machucando ou estressando.
A rotina de visitas ao veterinário também deve aumentar; normalmente, sugere-se um check-up com exames de 6 em 6 meses. Isso ajudará a detectar e prevenir possíveis doenças decorrentes da idade.
Enfim, os animais chegarão a um ponto da vida que terão limitações e devemos ser muito pacientes. Muito amor e atenção serão necessários na “melhor idade”, mas devemos aproveitar até mesmo esta fase, pois devido ao metabolismo acelerado, eles vivem pouco e o que nos restará são apenas as boas lembranças!