Conheça alguns dos cuidados estéticos para gestantes

Entre eles, estão tratamentos faciais e corporais, tudo com autorização médica

Lívia Madsen Lopes – Bacharel em Estética e Especialista em Acupuntura
Rua Vitório Natali de Faveri, 57 – Vila Guilhermina – Cosmópolis
Telefone: (19) 99870 0864

Durante a gestação, muitas transformações ocorrem no corpo da mulher e cuidar da saúde e da autoestima sempre é muito importante. Além do acompanhamento do obstetra no pré-natal, hoje, a gestante tem alternativas que auxiliam muito na sua saúde neste momento tão intenso e transformador em sua vida.
Quando o assunto é estética na gestação, é preciso ter um profissional que tenha conhecimento e habilidade para atuar com as mamães. O cuidado começa desde o posicionamento correto da paciente na maca e se estende a ativos cosméticos permitidos para gestantes e terapias indicadas. Além disso, o profissional esteticista deve estabelecer um excelente intercâmbio com a equipe de médicos que assistem a gestante, pois, se faz necessária a autorização, por escrito, de todas as técnicas empregadas.
Durante a gestação, a microcirculação sanguínea também aumenta, favorecendo a absorção de ativos e os riscos de alergias – aos que não sabem, determinados cosméticos podem irritar e causar manchas na pele. A própria ANVISA, inclusive, faz restrições do uso de ureia acima de 3%, cânfora e chumbo, por conterem características tóxicas.
O uso do filtro solar, hidratantes faciais e corporais é de grande importância e deve ser utilizado todos os dias, sempre consultar o médico para a escolha correta.
Quando a gestante pode começar o tratamento estético?
Depois que o médico libera, recomenda-se a partir do terceiro mês de gestação.
É de extrema importância, também, que a gestante realize uma alimentação saudável e equilibrada.
Tratamento corporal, qual pode ser realizado?
Drenagem linfática manual específica para gestante. O acúmulo de líquido que ocorre nesse período é mais intenso.
Dores na região das costas aparecem com mais frequência e podem se associar a uma massagem de relaxamento nessa área.
A massagem proporciona bem-estar, aumento da auto-estima e auxilia na hidratação corporal.
A frequência da massagem é de uma vez na semana e, no máximo, duas se tiver muita retenção.
Tratamento Facial
Na face, podemos promover o controle da oleosidade e acne com a limpeza com ativos cosméticos para peles sensíveis. No momento da extração, é preciso ter muito critério para não ser desconfortável e dolorosa. Assim, proporcionamos uma pele com controle da oleosidade e mais hidratada. A frequência de realização da limpeza varia de como a pele da gestante está podendo ser definida pelo profissional.