Conheça alguns fatores que causam cáries em crianças

Dentre eles, estão o consumo excessivo de açúcar e a má escovação

“Para começar a combater este problema, é necessário levar a criança desde cedo ao dentista”

Para muitos especialistas, o açúcar é um dos maiores vilões da saúde bucal, pois, em contato com as bactérias que vivem naturalmente na boca, se transforma em ácidos que destroem os minerais dos dentes. E, por terem dentes mais sensíveis e um contato maior com doces e guloseimas, as crianças são as grandes vítimas dessa gostosura.
O consumo de açúcar várias vezes ao dia, vários dias por semana, pode provocar um buraco na superfície do dente e problemas bucais realmente sérios. “Com a mudança do ph da boca (acidez) causada por substâncias liberadas pelo metabolismo das bactérias ao ingerirem o açúcar, podemos ter desde uma simples inflamação na gengiva até uma periodontite (gengivite mais severa), além de cárie e até perda total do dente”, afirma a Odontopediatra Letícia Peloso.
O açúcar consumido de maneira controlada não causa todos esses prejuízos citados acima. “O grande vilão da saúde bucal é o consumo descontrolado do açúcar. São a forma, a frequência e a quantidade que ele é consumido e a falta de uma higiene bucal eficiente depois disso”, diz a especialista.
Por isso, para começar a combater esse problema, é necessário levar a criança desde cedo ao dentista. Assim, além de um acompanhamento periódico do quadro da criança, evitando que pequenos problemas se agravem, o profissional pode contribuir com orientações de higiene bucal para pais e filhos a fim de tornar essa prática mais agradável e eficiente entre todos os membros da família.
Mas, não basta largar toda a responsabilidade em cima do profissional. Para evitar que as crianças virem alvo fácil deste problema, é fundamental que os pais também sejam bastante rígidos quanto à alimentação de seus filhos, priorizando alimentos naturais, saudáveis e ricos em fibras. “O consumo de balas, doces, biscoitos e refrigerantes entre as refeições são um dos principais motivos da cárie infantil”.
Uma má escovação, somada ao consumo frenético de açúcar e ao fato de que os dentes das crianças estão em formação e o esmalte é mais sensível à abrasão ácida causada pelo encontro das bactérias do meio bucal com o açúcar, só pode resultar em algo bem ruim.
Portanto, a melhor forma de prevenir a cárie ainda é a visita ao odontopediatra, a partir de 6 meses de idade.

Letícia Peloso
Odontopediatria e
Ortodontia
CRO 55918-
Clínica Cosmodent
R. Santa Gertrudes, 435, Centro
Fone: 3872 5662