Sabe-se que, para a maioria dos proprietários de veículos, o motor é o componente responsável por gerar a força para o carro funcionar. Os principais geradores de força do motor são o torque e a potência.
De acordo com o mecânico Edson de Jesus Lopes, a potência gera o torque, que é a própria energia do motor. “O torque é a própria ‘força’ do motor para que o carro ande. Ele é como se fosse uma medida da força do motor”, indica ele.
Ambos são trabalhos complementares – ou seja, um não existiria sem o outro. Em termos técnicos, Edson explica que o torque é uma força gerada através das explosões que ocorrem dentro das câmeras de combustão graças a força de giro (também chamada de virabrequim) vezes o braço da alavanca.
Para ilustrar a diferença de força de motor, é simples: imagine dois carros com o mesmo peso, fazendo uma curva na terceira marcha. O carro com maior torque irá recuperar a velocidade mais rápido, enquanto que o outro levará um tempo maior.
Além dessa vantagem, o profissional afirma que o sistema de torque também ajuda na segurança: em situações de ultrapassagem, a resposta do carro é muito mais rápida do que um motor com menos torque, por exemplo.
A potência que um motor produz é chamada de cavalos; a quantidade de potência, portanto, tem a ver com o cavalo de força do veículo. “Dependendo se o modelo do carro for 1.0, 1.4, 1.6, 1.8, muda a potência do motor. Quanto maior a potência, maior a força do carro em si; porém, também vai aumentando o consumo de combustível”, ressalta o especialista.
Portanto, um carro capaz de gerar mais potência sempre será mais capaz de puxar e aguentar uma carga maior. Quanto maior a potência produzida, maior o potencial existente de torque a partir do motor.