A cada dia que passa, os fabricantes de automóveis oferecem mais e mais opções para que a escolha de um carro seja adequada às nossas necessidades. Com o avanço da tecnologia, as opções se tornam ainda mais variadas e atendem a exigência de todos os tipos de público.
Ao adquirir um veículo, o proprietário pode optar pelo motor que funciona a álcool, gasolina, diesel ou aceita gasolina e álcool, conhecido como flex. A grande maioria dos carros fabricados no Brasil é flex. A principal função do motor é transformar combustível em energia, capaz de gerar movimento nas rodas.
De acordo com o mecânico Fábio Castro, as características do motor a álcool são o aumento da taxa de compressão, que é a proporção que indica quantas vezes a mistura ar-combustível é comprimida durante a fase de compressão do motor, antes da combustão. “O aumento se dá, em média, em 20%, de um motor para outro. Já a curva de ignição passa de 12° no motor à gasolina para 18° no álcool. A relação estequiométrica na gasolina é de 13/1, sendo 13 partes de gasolina e uma de oxigênio.
Já no álcool é de 9/1, sendo 9 partes de álcool para uma de oxigênio”, explica.
Já o motor a diesel usa um sistema de alimentação por bomba injetora, que injeta o combustível diretamente na cabeça do pistão, causando a “explosão” no motor. “O motor a diesel tem como vantagens o baixo consumo de combustível e a capacidade para acelerações mais fortes”, indica o profissional.
Para o motor a álcool, o especialista informa que a principal vantagem é pelo álcool ser mais barato, e de não contaminar o óleo do motor. “A desvantagem está no consumo, que é maior do que o de gasolina e diesel, por exemplo, e que este motor tem de trabalhar sempre na temperatura de trabalho do motor entre 85°a 95°, e é por essa razão que, no frio, ele falha”, esclarece Fábio.
Por outro lado, o motor a gasolina tem a vantagem de funcionar adequadamente quando o ambiente está frio. “As desvantagens deste motor é que a gasolina é mais cara e contamina o óleo do motor”, afirma o mecânico.
Segundo o especialista, os motores flex têm o sistema de alimentação chamado de “auto-ajustável”. “Esse motor reconhece o combustível que está sendo colocado e regula a quantidade correta para alimentar o motor”, conclui ele.