Conheça dicas para cabelos cacheados

Dê um tempo com as químicas! Muitas mulheres decidiram largar as químicas alisadoras e progressivas para assumirem sua curvatura natural.
Em 2017, de acordo com a revista Rede Brasil Atual, foi registrado o primeiro “boom” sobre o assunto “cabelo cacheado”. Para se ter uma ideia, a busca pelos temas relacionados a cabelo afro cresceram 232%, superando o interesse por cabelos lisos. Isso reflete uma mudança nos padrões impostos por tanto tempo. Pois, se antes cabelos cacheados e crespos não eram bem aceitos, hoje, eles estão ganhando cada vez mais espaço.
Por isso, não à toa, mitos que cercam esse assunto têm caído aos montes. Frases como “cacho dá mais trabalho que liso” ou “cabelo cacheado demora mais para crescer” já não fazem mais sentido, uma vez que cada cabelo necessita de um cuidado diferente.
O primeiro passo é entender que cada tipo de cacho tem suas particularidades. Para cuidar melhor deles, você precisa entender o formato dos fios. Essa classificação acontece a partir de uma tabela de curvatura.
No caso dos cabelos lisos, ou seja, se o cabelo não possui ondulação alguma e os fios são bem fininhos, a curvatura correspondente é a 1A.

Eliezer Gonçalves
Especialista em penteados e noivas.
Profissional no salão Vanira Belezzaria, na rua Dr. Moacir do Amaral, 263 Telefone/WhatsApp (19) 3872-3845

Agora, se a fibra capilar for mais grossa e pesada, você é do tipo 1B. Mas, quando as ondas começam a querer se formar – principalmente nas pontas?
É fácil: seu cabelo é 1C.
Ondulados, cacheados e crespos também possuem diferentes curvaturas e entendê-las é fundamental para escolher os produtos adequados.
Basicamente, fios 2 correspondem aos fios com ondas. O 3 são os cachos e o 4, os crespos. Calma que é fácil. Então, vamos lá?!

2A
Pouca definição. Os fios são quase lisos e geralmente sem volume.

2B
Ondulações soltas e mais abertas.

2C
Os cachos já são visíveis. As ondas mais acentuadas e muito parecidas com o formato de um ‘S’.

3B
Aqui, o formato em ‘S’ começa a fechar e a se definir cada vez mais. As pontas costumam ser mais secas e a raiz mais oleosa.

3C
O ‘S’ se torna uma espiral bem acentuada, se aproximando do formato em “Z”, bem fechadinho.

4A
Entramos na categoria das crespas. Os fios são fechados e, se você reparar, quando estão molhados eles continuam cacheados, mas, a definição diminui.

4B
São as famosas – e amadas – molinhas, mas não totalmente definidas. O fio é mais denso e um pouco frágil.

4C
Crespíssimos à vista! O fio é bem denso, super fechado e estreito, quase imperceptível.
Entender a importância dessa tabela é fundamental.

Afinal, como cuidar de um cabelo que nem se conhece? Fica difícil, né? Por isso, pare em frente ao espelho, observe e sinta seus cachos. Qual desses tipos ele se encaixa?

Definição do cabelo
cacheado
Assim que você descobrir a curvatura dos seus fios, ficará fácil a escolha do produto ideal. Mas, lembre-se que a estrutura capilar nem sempre será regular, e normal. É por isso que existem os diversos processos de finalizações.
Antes de tudo, é essencial saber que esses métodos não alteram a estrutura das mechas, apenas definem melhor a curvatura. Então, vamos contar alguns segredos que podem ajudar nesse processo.
O primeiro passo é uma boa hidratação. Isso porque o cabelo cacheado tende a ser um pouco mais ressecado, já que a oleosidade natural do cabelo está concentrada na raiz. Uma das técnicas mais conhecidas é a fitagem.
Ela consiste em aplicar uma máscara hidratante, ou o seu finalizador preferido em todo o cabelo e, em seguida, desembaraçar os fios mecha a mecha, similares a pequenas fitas.
Por fim, amasse-as de baixo para cima e pronto: os cachos ficam definidos por completo.

Volume para cabelos
cacheados
Se você é do time que adora volumão, mas, ainda não sabe bem como chegar lá, a gente ajuda! Existem várias dicas e acessórios que vão dar aquela mãozinha para você.
Um pente garfo para garantir o black power é imprescindível. Ele possui dentes bem largos e separados e, quando usado na vertical, levanta até o cacho mais grudadinho na raiz.
É possível ainda direcionar os fios para onde você quiser, ou seja, um ótimo aliado na hora de criar penteados.
Outro grande amigo das volumosas é o difusor. O acessório – que lembra um chuveiro com dentes – é encaixado no bocal do secador. Lá, você ajeita os fios e, com a ajuda da alta temperatura do aparelho, a definição e o volume vêm na hora. Mas, fique atenta na hora de comprar o secador: o difusor geralmente não está incluso.
Para garantir o efeito desejado, separe os fios em pequenas mechas. Pegue uma das mechas e enrole-a de baixo para cima. Em seguida, faça um minicoque bem próximo à raiz e prenda-o com dois grampos, em forma de ‘X’. Então, faça isso em todas as mechas, deixe durante 20 minutos, ou até secar.

Tratamento para cabelos
cacheados:
No caso das cacheadas e das crespas, o ressecamento dos fios é natural. Mas, com alguns cuidados e hidratações poderosas, dá para driblar esse incômodo bem rapidinho.
Para começar? Calma, é mais fácil do que parece: trata-se de uma rotina de cuidados para suas madeixas. Nela você vai encontrar três etapas de tratamento: hidratação, nutrição e reconstrução.
A hidratação é fundamental para todos os tipos de cabelos – lisos, inclusive. É que ela é responsável por repor a umidade e os nutrientes dos fios. Pois, todos os dias, a fibra capilar perde um pouco de
vitaminas, água e nutrientes e isso a torna frágil e ressecada. Algumas frutas e ativos são ótimos para cuidar e manter a saúde dos fios, como babosa, o D-Pantenol, o óleo de coco, de oliva, de rícino e manga (dicas para as que gostam de receitinhas caseiras).
Mas, hoje, você encontra ótimas linhas de produtos desenvolvidos exclusivamente para cabelos cacheados, como produtos com nano tecnologia