A argila é um ingrediente que vem se popularizando em clínicas de estética, salões de beleza e spas. Existem diversos tipos de argilas que são comumente utilizadas no tratamento de pele e cabelos.
Devido às propriedades de origem mineral, a argila elimina as toxinas e as impurezas da pele, revitalizando e promovendo a renovação celular.
Você pode encontrar a argila em pó em farmácia de manipulação e casas de produtos naturais.
Existem diferentes tipos de argila e seu uso não tem contra-indicações, é necessário somente avaliar qual é o tipo ideal para as necessidades da pele, por exemplo:
ARGILA VERDE – Ideal para peles excessivamente oleosas e peles com tendência à acne, tem ação adstringente, secativa e cicatrizante.
ARGILA BRANCA – Indicada para todos os tipos de pele, pois, contém o maior percentual de alumínio e seu pH é o mais próximo ao da pele. Seus principais benefícios são o clareamento uniforme da pele e de manchas solares, minimizar linhas finas de expressão, fechamento de poros abertos e ajuda no controle de oleosidade da pele sem deixá-la desidratada. Seu uso é bastante indicado antes da aplicação da maquiagem.
ARGILA ROSA – Argila rosa é a mistura da argila branca com a vermelha. Indicada para peles sensíveis e delicadas, tem um efeito suave e tem ação desinfetante e cicatrizante, além de ser rica em ferro. A argila rosa devolve o viço e o brilho natural da pele e cabelos, tornando-os sedosos e macios.
ARGILA CINZA – Ideal para combater cravos e espinhas, tem grande ação esfoliante, além de ser um antioxidante natural e retardar o envelhecimento da pele.
ARGILA PRETA – É muito utilizada para a desintoxicação da pele, principalmente, nas peles mais oleosas. Tem ação antiinflamatória, absorvente e antiestresse. Contém um alto teor de alumínio e silício e baixo percentual de ferro, pode ser aplicada tanto para tratamentos estéticos como de doenças. Ela também retarda o envelhecimento da pele.
Como Usar a Argila
* É de extrema importância que, antes da aplicação, a pele esteja totalmente limpa e sem maquiagem.
* Em um recipiente, adicione uma colher de sopa de argila em pó.
* Adicione água filtrada, soro fisiológico ou chá de camomila, até obter uma consistência pastosa e grossa.
* Aplique no rosto por, no máximo, 20 minutos, com um pincel, no sentido de baixo para cima, evitando a região dos olhos e lábios, e deixe agir sem fazer movimentos musculares. Durante esse processo, a argila irá secar e repuxar um pouco a pele (isso é normal). Passados os 20 minutos, retire com água corrente. Em algumas pessoas, nota-se que a pele fica um pouco avermelhada, uma vez que a argila ativa a circulação.
* Enxugue o rosto delicadamente e o ideal é passar um filtro solar ou hidratante após o procedimento.
* Indicado realizar esse processo no máximo duas vezes por semana.
Argila também serve como tratamento capilar
A argila também proporciona benefícios para os cabelos, já que possui elementos eficazes na nutrição e hidratação, podendo devolver a queratina perdida pelos fios danificados. O tratamento capilar com argila branca pode ser comparado a uma “plástica capilar” e serve para todos os tipos de cabelos, que estão extremamente danificados por químicas, chapinha e secador e precisando de uma reconstrução. O tratamento devolve o viço, a hidratação e maciez e deixa os fios brilhosos e cheios de vida. Ajuda no fortalecimento e crescimento saudável dos cabelos, repondo as proteínas e selando os fios.
O tratamento capilar deve ser realizado com profissionais e repetido a cada quinze dias.