Conheça mais sobre a criolipólise

Resultados começam a surgir em cerca de 15 dias, mas são progressivos e vão acontecendo cerca de 8 semanas após o tratamento

Vanuza de Aguilar Takata Biomédica Esteta CRBM 34477 Spazio Júnior Marangoni F. 3872-1851 Rua Eurides de Godoy, 215 – Bela Vista

Atualmente, as pessoas não buscam somente dietas emagrecedoras, estão buscando tratamentos de tecnologia para que, conjuntamente, auxiliem na eliminação da gordura localizada. Em meio a tantas tecnologias, a criolipólise ganhou destaque e tem sido muito procurada em clínicas de estética.
A criolipólise é uma técnica que deve ser utilizada em áreas com pequena a moderada quantidade de gordura localizada. É um procedimento não invasivo, realizado com um equipamento que dispõe de pressão negativa para que se possa realizar a prega cutânea durante o procedimento, associado ao resfriamento do tecido em cerca de -5° C por um período entre 50 a 60 minutos.
Esse resfriamento resulta na cristalização dos lipídios encontrados dentro do citoplasma dos adipócitos (células que armazenam gordura), culminando na apoptose.
A exposição ao frio aumenta a necessidade de produção de calor pelo corpo com o intuito de promover a homeotermia (equilíbrio da temperatura corporal) através da liberação de hormônios pelo hipotálamo, que vão induzir a utilização de ácidos graxos livres como substratos energéticos nas mitocôndrias, promovendo desta um dispêndio de energia e, consequentemente, aumento das taxas metabólicas.
Após a apoptose (morte programada da célula), o processo inflamatório tem seu pico em torno do 14º dia pós-procedimento e fagocitose até 30 dias. O resto do processo inflamatório, bem como os lipídeos, são metabolizados no prazo de até 90 dias.
Entendendo esse processo pós-criolipólise, foge-se da ideia que a gordura é eliminada por vias excretoras de urina e fezes. Se assim fosse, faríamos teste para dislipidemia e triglicérides via urina e não com coleta sanguínea e, indo mais longe, se essa gordura fosse excretada por vias intestinais sem interferência do metabolismo, não teríamos obesidade.
O tratamento estético de congelamento da gordura é uma técnica que pode ser feita em diversas regiões do corpo, com o intuito de diminuir a gordura localizada de regiões, como:
Flancos (dobrinha região lateral do abdômen);
Coxas;
Abdômen;
Tórax;
Costas;
Quadril;
Braços;
Papada.
Os resultados da criolipólise começam a surgir em cerca de 15 dias, mas são progressivos e vão acontecendo em cerca de 8 semanas após o tratamento, que é o tempo que o organismo necessita para eliminar completamente a gordura que foi congelada. Após este período, o paciente deverá voltar à clínica para avaliar a quantidade de gordura eliminada e então verificar a necessidade de se realizar uma outra sessão, se achar necessário.
O intervalo mínimo entre uma sessão e outra é de 2 meses e cada sessão elimina aproximadamente 4 cm de gordura localizada.
A criolipólise é contraindicada para pacientes que tenham hérnia no local a ser tratado e problemas em relação ao frio, como urticária ou crioglobulinemia, que é uma doença relacionada ao frio. Também não é recomendada para mulheres grávidas.