Conheça mais sobre a drenagem linfática manual e seus benefícios

Técnica tem como principal função retirar os líquidos acumulados entre as células e os resíduos metabólicos

A drenagem linfática é conhecida por seu poder de diminuir a retenção de líquido do corpo, mas ela é muito mais que isso! Esse procedimento estético possui vários pontos positivos para a nossa saúde interna e também externa.
A drenagem linfática é uma das inúmeras funções fisiológicas do nosso organismo, ela ocorre diariamente e naturalmente. Porém, a técnica de drenagem linfática manual foi criada intuitivamente pelo casal dinamarquês VODDER, no final dos anos 1920. Ao longo dos anos, muitos estudos foram realizados, inúmeros dados descobertos, várias outras técnicas surgiram e diversas manobras foram incorporadas às primeiras manobras de Vodder.
Drenagem linfática é uma técnica de massagem com manobras suaves e lentas, que seguem o trajeto do sistema linfático, visando drenar o excesso de líquido do interstício celular, restaurando o equilíbrio e a capacidade de transporte do sistema linfático, aumentando a absorção da linfa.
O sistema linfático é uma rede complexa de vasos que movem fluidos através do corpo. Apesar do fluido se mover através do sistema linfático, ele não tem seu próprio mecanismo de bombeamento. A drenagem linfática é um tipo de terapia que serve para ajudar a linfa a fluir mais facilmente.
A principal função da drenagem linfática é retirar os líquidos acumulados entre as células e os resíduos metabólicos. Ao serem retiradas do local armazenado, tais substâncias são encaminhadas para o sangue através da circulação. Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunológico, é relaxante e tranquilizante e ainda melhora a ação anti-inflamatória do organismo.
Como resultado, vemos nosso corpo desinchar aos poucos, eliminando todo líquido que absorvemos desnecessariamente.
Seus efeitos benéficos são:
– Melhor oxigenação;
– Melhora a defesa e tem ação anti-inflamatória;
– Promove uma boa cicatrização;
– Melhora a irrigação orgânica;
– Diminuição do aspecto celulítico;
– Diminuição do edema.

Existem contraindicações como:
– Pressão Arterial (PA) elevada, insuficiência cardíaca, ferida e sinais flogísticos (sinal de inflamação).
“Não existe efeito cinderela na drenagem linfática, é fisiologia pura. Progressividade!!”

Dra. Monique Paula Reis
Fisioterapeuta
Crefito 301329- F /Telefone: (19) 99733-7899