Conheça mais sobre a liberação miofascial

Hoje, podemos vivenciar os benefícios que ela proporciona aos quadros de dores musculares

Dra. Monique Paula Reis Fisioterapeuta Crefito 301329- F FisioArte – 3872-7879

A liberação miofascial é um procedimento que visa amenizar as dores musculares causadas por tensão. Por meio de pressão sobre o local da dor, realizada manualmente ou com aporte de instrumentos, a terapia previne lesões e contribui para o tratamento de graves patologias musculoesqueléticas.
Para compreender melhor a liberação miofascial para o tratamento de dores é necessário saber o que é a fáscia.
A fáscia é uma fina membrana do tecido conjuntivo localizada sob a pele que protege e reveste grupos musculares por todo corpo.
Quando há uma carga exacerbada sobre essa membrana, tanto por esforço físico quanto emocional, ocorre um acúmulo de toxinas, que alteram sua propriedade natural que é elástica e maleável, tornando-a rígida e dura, causando a má oxigenação de tecido muscular por sua vez, causando dor. De forma geral, isso ocorre após intensas práticas esportivas sem supervisão de um profissional, além de má postura, sedentarismo, estresse, entre outros.
A liberação miofascial ameniza os desconfortos causados por essa condição. Seu tratamento associa uma técnica de alongamento com uma pressão aplicada sobre o local lesionado. O procedimento libera as tensões causadas pelo acúmulo de toxinas na fáscia.
O procedimento é indicado para quem sofre com desconfortos constantes. A liberação possibilita alívio no foco da dor, já que trabalha sobre o músculo lesionado. Dessa forma, recupera coordenação, flexibilidade e força da região acometida pelo desgaste.
Além do mais, o procedimento dispõe de uma série de outros benefícios. Por meio do tratamento, o movimento das articulações pode ser recuperado; até a respiração e a circulação são favorecidas com a liberação.
Além de ser aplicada em atletas, a técnica também ajuda a amenizar sintomas relacionados a retrações musculares causadoras de tendinopatias, dor muscular crônica, síndrome dolorosa miofascial, contraturas, entre outros.
Ela deve ser executada por um profissional habilitado que irá discernir com precisão o local e a regularidade de cada passada, a fim de diminuir o quadro sintomático do paciente.
Dessa maneira, haverá a certeza de que terá o tratamento adequado, diante de seu quadro.