Conheça mais sobre a vitamina D e seus benefícios

É conhecida como vitamina do sol e tem origem animal e vegetal

Daniele Scarpa Brandão Nutricionista clínica CRN: 61088/P Total Clínicas: Rua dos Expedicionários, nº 1378

A vitamina D é conhecida como a vitamina do sol, pois a exposição à luz solar induz sua produção e é considerada a principal fonte. É uma vitamina lipossolúvel de origem animal e vegetal, que possui mais características de um hormônio do que de uma vitamina, podendo, então, ser considerada um pré-hormônio.
Suas funções mais conhecidas estão relacionadas ao metabolismo ósseo, onde seu papel é muito importante. Ela participa ativamente da absorção do cálcio, da função muscular e da função das células ósseas. Além disso, estudos recentes têm demonstrado que a vitamina D é essencial para manter um bom sistema imunológico.
Seus baixos níveis estão associados a um maior risco de obesidade, doenças degenerativas (principalmente, as de origem óssea), depressão, perda de força muscular e um risco 60% maior de desenvolver doenças cardiovasculares.
Sempre que possível, devemos oferecer todos os nutrientes necessários pela alimentação, mas, no caso da vitamina D é mais difícil, pois, a variedade de alimentos que a contêm é baixa, e estes poucos alimentos não são de tão fácil acesso ou não são facilmente agradáveis ao paladar da maioria da população. Alguns peixes gordos (como salmão, atum e cavala) e óleos de fígado de peixe estão entre as melhores fontes de vitamina D; pequenas quantidades também são encontradas no fígado bovino, queijo e gema de ovo; alguns cogumelos também fornecem vitamina D em quantidades variáveis.
Para a maioria das pessoas, a exposição à luz solar é essencial para manter um status saudável de vitamina D. 15 a 20 minutos por dia já são suficientes. Ainda assim, em alguns grupos, suplementos alimentares podem ser necessários para suprir a necessidade diária de vitamina D, desde que tenham orientação e prescrição de um profissional especialista.