Conheça mais sobre alguns tipos de massagens e seus benefícios

Entre elas, estão a massagem terapêutica, drenagem linfática, massagem modeladora e outras

Joelma Mendes
Massoterapeuta
(19) 99654-5115

A massagem é um dos procedimentos mais antigos e utilizados na história da humanidade para manutenção da saúde e bem-estar.
Massagem terapêutica
A massagem terapêutica é aplicada manualmente no tecido corporal. Suas manobras tendem a levar conforto e relaxamento no tratamento de algias específicas, dores lombar, dores de cabeça, dor cervical, lombociatalgia.
As dores podem vir de vários fatores, como estresse, tensão emocional, posturas inadequadas, exercícios repetitivos e etc.
Há também os efeitos fisiológicos que são o aumento da circulação sanguínea e linfática, aumento do fluxo de nutrientes, promovendo, assim, a remoção dos produtos catabólicos e metabólicos, resolução de edemas e hematomas, estimulação nos processos de cicatrização, maior extensibilidade do tecido, alívio de dores, aumento e melhora do movimento das articulações, facilitação na atividade física, estímulo das funções viscerais e promoção do relaxamento local e geral.
Já os efeitos psicológicos são vistos como o relaxamento da mente e do corpo, o estímulo da atividade física, o estímulo sexual, alívio de dores, alívio do estresse e da tensão, e sensação geral de bem-estar.
Drenagem linfática
A principal função da drenagem linfática é acelerar o processo de retirada dos líquidos acumulados entre as células, e os resíduos metabólicos; encaminhando-os aos vasos capilares e, por meio de movimentos específicos, direcionando para que sejam eliminados. Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunitário, é relaxante e tranquilizante, combate a celulite e a gordura localizada e ainda melhora a ação anti-inflamatória do organismo.
É importante saber que essa técnica é contraindicada para pessoas com infecções agudas, insuficiência cardíaca, trombose, hipertensão, câncer, asma brônquica e bronquite asmática.
Benefícios:
– Elimina toxinas do organismo;
– Melhora da circulação do sangue;
– Diminui a retenção de líquidos;
– Diminui o inchaço das células e, por consequência, a celulite;
– Melhora a função intestinal.
Massagem modeladora
A massagem modeladora é aquela que atinge camadas profundas da pele através de movimentos rigorosos e firmes. Ela traz benefícios para a circulação, melhora o metabolismo, combate a celulite e auxilia a eliminar a gordura localizada.
Ela não é tão delicada e agradável como uma drenagem linfática! Em alguns locais do corpo, nos quais há mais acúmulo de gordura, como culotes e coxa, você pode sentir dor. Há pessoas que ficam com o corpo dolorido após a sessão por causa da forte compressão em certas regiões.
Massagem para diabéticos
O uso da massagem como alternativa complementar para os casos de diabetes tem aumentado muito nos últimos anos, uma vez que diversos estudos e pesquisas têm demonstrado que há uma notória preocupação com o bem-estar geral de pacientes com diabetes.
Já para os pacientes com diabetes do Tipo II, a massagem ajuda na intensificação da circulação sanguínea para as extremidades do corpo, estimulando o peristaltismo, aliviando as dores e melhorando a resposta ao relaxamento.
Uma das funções da massagem é justamente atuar em pontos específicos do corpo para aumentar a absorção de insulina, promovendo um efeito positivo nos níveis de glicose no sangue.
Outro benefício inerente às massagens é que esta intensifica a produção de endorfina, o hormônio do bem-estar, aumentando o limiar de dor do diabético, tornando o tratamento menos traumatizante e mais humano.
Massagem copo sueco
Ele é um copo de madeira e tem o formato anatômico que auxilia na massagem tanto modeladora quanto relaxante. Ele auxilia modelando as silhuetas e eliminando as celulites. Na relaxante, promove uma sensação de bem estar.
Ventosas
Essas ventosas criam efeito de vácuo que suga a pele, resultando no aumento do diâmetro dos vasos sanguíneos. Com isso, os tecidos ficam mais oxigenados e têm mais facilidade de liberar toxinas do sangue e dos músculos.
A massagem com ventosas é indicada para casos de dor nas costas por tensão muscular ou contraturas, inchaço e dor nas articulações, dor ciática.
E, além de todos esses possíveis usos para melhorar a qualidade de vida, ela também é um bom complemento no tratamento da celulite e no emagrecimento.
Pedras quentes
A massagem com pedras quentes é uma terapia milenar, já utilizada pelos chineses, monges budistas, para finalidade de cura. Ela é realizada com a finalidade de relaxar os músculos, aliviar a dor e trazer bem estar. É uma técnica que envolve todos os sentidos, pois ela é aplicada com óleo aquecido e aromatizado, promovendo um relaxamento total da musculatura.