Conheça mais sobre alguns tratamentos para estrias

Manter níveis altos de hidratação e nutrição auxiliam a pele no quesito de elasticidade que acabam por sofrer menos o impacto de possíveis estiramentos

Vanuza de Aguilar Takata
Biomédica Esteta
CRBM 34477
Spazio Júnior Marangoni
F. 3872-1851
Rua Eurides de Godoy, 215 – Bela Vista

As estrias são caraterizadas pelo rompimento de fibras elásticas presentes na pele que acabam por inibir a produção de colágeno de cicatrização, formando uma espécie de cicatriz.
Essa ruptura se dá após um brusco aumento da pele na região. Normalmente, vemos o aparecimento dela em alguns momentos importantes, como puberdade, gravidez e processos de aumento de peso. Pode aparecer em homens e mulheres.
Quanto à localização, notamos maior incidência em seios, glúteos, abdome (barriga), braços e interno da coxa.
Fases das estrias (vermelhas e brancas)
A estria tem fases nesse processo de rompimento e cicatrização que normalmente é notada pelo paciente pelas cores que elas vão tomando.
Inicialmente, então, a estria é vermelha (rubra) e tende a coçar. Nessa fase, a pele está sofrendo o rompimento que ocasiona um processo de vasodilatação local. Neste momento, a principal recomendação para o paciente é realizar uma nutrição muito profunda com ativos regeneradores cosméticos. Os cosméticos manipulados ganham bastante importância devido a capacidade de inserir potentes ativos e combiná-los de forma personalizada para cada paciente.
De vermelha, fica violácea e, após isso, ela vai seguindo para o processo de cicatrização, onde fica branca por completo, até mesmo mais clara do que a tonalidade da pele. Nessa fase, os cosméticos já têm função apenas de auxílio em tratamentos estéticos em clínica e não tendem a funcionar quando não combinados a tratamentos.
Como prevenir as estrias:
Manter níveis altos de hidratação e nutrição auxiliam a pele no quesito de elasticidade que acabam por sofrer menos o impacto de possíveis estiramentos.
Como tratar e eliminar as estrias:
Agora que já entendemos que o processo da estria se dá por uma “cicatrização” após rompimento de fibras, podemos entender que todos os tratamentos nessa fase deverão provocar algum dano, cujo objetivo é uma reparação melhor da pele. Resumindo, em outras palavras, precisamos “agredir” de alguma forma a pele para que ela própria regenere de forma a melhorar a cor, a textura e espessura da estria.
Existem diversas técnicas no mercado e vou listar algumas delas:
CO2 fracionado – age através da energia do laser, ocasionando uma desidratação muito intensa na pele (efeito quadriculado). Essa lesão estimula a produção de colágeno e reparação local. A desvantagem dessa técnica é a grande possibilidade de manchar se não houver cuidados adequados.
Carboxiterapia – o gás carbônico 99% puro entra nas camadas da pele, ocasionando uma ruptura que leva a produção de colágeno para reparação. A desvantagem dessa técnica é a necessidade de várias sessões e sensação dolorida.
Ácidos – os tratamentos a base de ácidos visam quebrar o ligamento de células, provocando um efeito de produção de colágeno. A desvantagem dessa técnica é que o resultado demora muito para aparecer e a necessidade de cuidado extremo nas regiões que ficam abafadas nas roupas.
STRIORT
Striort é uma Técnica Ortomolecular de Combate às Estrias. É uma inovação absoluta, com resultados incríveis e nunca antes vistos, pois melhora a aparência das Estrias Brancas em ATÉ 80% já na primeira sessão. É um método diferente, não invasivo e não cirúrgico.
A sessão do Striort dura cerca de 30 minutos em cada área, e o método é praticamente indolor. O tratamento com striort tem a grande vantagem, pois ele não mancha a pele.
O processo de tratamento das estrias com o Striort passa pelas seguintes fases:
COAGULAÇÃO
Na clínica, realizamos um processo de sucção a vácuo na região, que ocasiona em uma coagulação de sangue somente sobre as estrias. Essa coagulação fornece a matriz preliminar, que facilitará a migração das células responsáveis pelo desencadeamento do processo de reparo. Nessa fase não pode tomar sol.
FASE INFLAMATÓRIA
Nessa fase, há a liberação de fatores de crescimento. Esses são os mediadores químicos responsáveis por enviar a mensagem necessária para todo tecido sobre a necessidade de reparo. A paciente irá notar nessa fase que, além da coagulação presente, a pele também estará mais inchada, dolorida, quente e avermelhada, entretanto, a sensação é muito confortável e o paciente não precisa ausentar-se de suas atividades de rotina.
FASE PROLIFERATIVA
Essa fase inclui angiogênese, depósito de colágeno, formação de novo tecido, epitelização e contração da pele. Nessa fase, o corpo já está em processo de reconstrução desse tecido lesionado e é muito importante seguir utilizando os cosméticos sugeridos que são da mesma linha profissional.
REMODELAMENTO
Fase mais aguardada por todos os pacientes, onde o corpo já se encontra reestruturado e naturalmente de dentro pra fora tratando e amenizando visivelmente as estrias.
O segredo do tratamento
O segredo do Striort se dá pelo uso dos produtos ortomoleculares e, em especial, o famoso LEORT. Ele tem diversas funções no organismo, como: acelera processos metabólicos; aumento do transporte de vias celulares; aumenta permeabilidade vascular; melhora microcirculação; aumenta formação de mediadores biológicos celulares; ação antirradicais livres e favorece a reorganização do tecido.