Conheça mais sobre os principais métodos contraceptivos (Parte 2)

Desta vez, iremos falar sobre os métodos contraceptivos hormonais, que possuem grande eficácia quando usados corretamente

São considerados métodos de grande eficácia quando usados corretamente, porém, devem ter indicações precisas e individualizadas para cada paciente, pois, podem apresentar efeitos colaterais e aumentar o risco de determinadas doenças pré-existentes.
Começamos falando dos anticoncepcionais combinados, que podem ser oral, injetável mensal, anel vaginal e adesivo de uso transdérmico. Os combinados são assim chamados, pois, utilizam 2 tipos de hormônios, o estrógeno (que é o que causa mais efeitos indesejados, como náuseas, cefaleia, aumento do risco de trombose, dentre outros) e a progesterona, e mantém o ciclo com sangramento regular ou sem sangramento, dependendo da formulação. Sua eficácia, quando utilizado corretamente, sem falhas, varia entre 99,6% e 99,9%.
Entre os anticoncepcionais somente com progesterona também temos oral de uso contínuo, injetável de uso trimestral, DIU com progesterona (chamado de endoceptivo), que pode ser usado por 5 anos, e implantes, que são usados por 3 anos e que, na maioria das pacientes, vai levar a uma pausa de sangramento após 6 meses de uso (cerca de 60% param de sangrar após esse período). Também com a mesma eficácia dos combinados, e são indicado nas pacientes que têm contra-indicação ao uso de estrógeno, como pacientes que tiveram trombose venosa no passado, enxaqueca pelo estrogênio, fase de amamentação, endometriose, miomas, dentre outros.
Como vimos acima, temos, hoje, uma grande opção de métodos, com alta eficácia, e seu ginecologista vai avaliar qual o melhor para o seu caso em particular, dependendo da sua idade, problemas de saúde existentes, tempo que deseja evitar uma gestação, para ter como resultado a maior proteção com menor risco de efeitos adversos.
Sempre importante lembrar que os contraceptivos hormonais não têm nenhuma proteção contra as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), devendo sempre associar o preservativo, seja masculino ou feminino para proteção.

Cláudio Márcio Dantas
Ginecologista
CRM 72958
Clínica Materclin
F. 3872-2732