Conheça mais sobre os tipos de depilação e seus benefícios e malefícios

Entre eles, estão lâmina, creme depilatório, depilação egípicia, depilação na cera e depilação a laser

Giuliane M. Stefano
Técnica em Estética e Cosmética
Rua: Caetano Achiles Avancini, 855 – Vila Kalil
(19)982507294
@lafloreestetica

No Brasil, por conta das altas temperaturas, a depilação é muito comum desde a adolescência, quando o período hormonal é mais intenso, e fomos ensinados, desde então, a termos o hábito e a rotina de nos depilar, seja com cera, laser, creme depilatório e até mesmo lâmina.
Existem, hoje, várias formas de como nos livrar desses pelos incômodos que a gente tanto abomina, sendo eles, a lâmina, mais conhecida como ‘gilete’, que é o modo mais prático e barato de eliminá-los, e salva muitas mulheres na emergência. Porém, costuma causar vermelhidão no local, bolinhas que causam coceira e pelos encravados, por conta dos pelos que são cortados superficialmente, eliminando apenas por 2 ou 3 dias. É um método que não é benéfico para a nossa pele.
Temos também o creme depilatório, que tem quase a mesma função da lâmina, remove superficialmente, porém, tem uma composição que acaba queimando esses pelos e, muitas vezes, a nossa pele, deixando vermelhidão no local e até causando leves queimaduras, durando de 3 a 5 dias, não sendo eficaz e prejudicando muito a pele por conta dessas composições que queimam o pelo.
A linha, ou conhecida também por depilação egípcia, é utilizada mais para remover os pelos do rosto, e também até na hora de fazer a sobrancelha. É um método muito bom e eficaz, que dura cerca de 30 dias, por tirar os pelos desde a raiz, porém, a maioria das pessoas sente muita dor com esse método justamente por serem retirados desde a raiz. É um método que costumo trabalhar quando o cliente pede, mas somente na região facial, como o buço.
Assim como a linha, a cera também remove os pelos desde a raiz e, dependendo da pessoa e do material que é utilizado, acaba causando um leve desconforto no cliente, e esse é um dos medos de todos, a tão temida dor e o medo da flacidez. Por conta disso, muitas pessoas acabam abrindo mão da depilação com cera. É o melhor método para remoção dos pelos, não tem contraindicações de modo geral, não causa flacidez, faz com que os pelos demorem um pouco mais para nascer, crescem mais finos e até chegam a falhar em alguns pontos, dependendo do tempo que é feita e também de cada pessoa, podendo durar de 15 a 25 dias. É o método que trabalho, e gosto muito do resultado, assim como as clientes, e indico. Nunca tive problemas com cliente e a depilação com cera, mas, claro, tomando os devidos cuidados, como, por exemplo, a temperatura da cera e a higiene.
Um dos métodos que está se tornando mais popular nos dias atuais é a depilação a laser, porém, é um método um pouco mais agressivo promete remover uma boa parte do pelo de forma definitiva. Apesar disso, é um método muito eficaz, mas, não indicado para todos.
A luz pulsada é outro método que remove os pelos de forma não tão agressiva, porém, demora um pouco mais que o laser para remover os pelos. Vale lembrar que não remove de forma definitiva todos os pelos, mas sim, uma boa parte, causando um tempo prolongado para fazer a manutenção dessa depilação, após acabar todas as sessões, seguindo à risca, sem pular nenhuma. É um método muito eficaz, com longa duração e quase indolor.