Conheça mais sobre os tipos de películas e suas funções

Elas diminuem a incidência de raios ultravioleta e ainda reduzem o calor

As películas arquitetônicas de proteção solar são uma ótima alternativa para valorizar a fachada de um imóvel, mas as vantagens do uso das películas vão muito além da estética e representam um investimento com ótimo custo-benefício e durabilidade. Fábio Takata, sócio da Subway Som e Acessórios, explica mais sobre elas. Confira.

Vantagens
“Uma das maiores vantagens das películas arquitetônicas é a privacidade, permitem a entrada de iluminação natural normalmente, enquanto impedem que os ambientes internos sejam vistos do lado de fora. O uso das películas solares são importante para a diminuição dos gastos de energia e também trazer maior segurança, elas dificultam a quebra do vidro e não deixam que o vidro estilhace, protegendo a edificação contra invasores e evitam que alguém se machuque em casos de acidente”, diz Fábio.

Proteção Solar
“Apesar da estética e privacidade serem um dos principais motivos pela procura de películas arquitetônicas, a principal e mais importante função das películas é a proteção solar. Diminui até 99% da incidência de raios ultravioletas e, dependendo do tipo de película aplicada, a redução do calor chega até 75%, portanto, não há necessidade de instalação de cortinas”.

Tipos
Películas refletivas ou espelhadas: As películas refletivas funcionam como se fossem espelhos. A transparência varia de 5 a 20%, de acordo com o acabamento.
Películas semi-refletivas ou metalizadas: As películas semi-refletivas são as que têm apenas um pouco de reflexo, como se fossem um metal. Elas podem ter transparência de 5 a 30%
Película de controle solar incolor: A película para vidro feita especialmente para reduzir a temperatura é quase incolor, mantendo 70% de transparência. Mesmo assim, os raios UV são filtrados em 99%.
Películas blackout: Bloqueiam totalmente a luz e a visão, como se fossem painéis. Os raios UV são bloqueados também, em 99%.
Películas jateadas: Imitam o efeito do vidro jateado, que limita parcialmente a visibilidade e mantém a passagem de luz.
Películas decorativas: As películas com listas ou outros desenhos bloqueiam parcialmente a visão e entrada de luz. E conferem visual diferenciado ao vidro, como se fosse uma estampa.
Película fumê: O vidro fumê com a película fumê tem o tom escuro, podendo variar no grau de transparência e tom de cor dependendo a cor da base da coloração da película, sendo geralmente utilizado fundo esverdeado ou acinzentado, mas não influi na visibilidade, e sim, apenas no visual. Quando mais transparente, cria apenas um efeito escurecido no vidro. Mas quando tem menos transparência fica quase preto, criando o chamado “efeito espião”, que é quando o ambiente mais escuro enxerga o que está mais claro, mas não pode ser visto do outro lado.

Duração
“A vida útil das películas depende de muitos fatores, sendo que o principal é a qualidade e eficiência na sua aplicação. O tempo mínimo de durabilidade de uma película deve ser de um ano, mas, como eu disse, podendo ser maior ou menor dependendo da qualidade do material aplicado.
As películas têm um período de garantia que pode variar entre 1 e 15 anos. A durabilidade se refere a qualidade do material e do ambiente que a película estará aplicada.

Aplicação
“Elas são aptas a qualquer superfície em vidro liso. Os lugares mais indicados para a aplicação são portas, janelas, fachada de casa, box, teto de vidro, vitrines, mesas, divisórias de cozinha e outros”, finaliza.

Fábio Takata
Subway Som e Acessórios
F. 3872-1841