Conheça o Big Walls – time de futebol americano de Cosmópolis

O esporte em Cosmópolis tem ganhado um cenário cada vez mais engajado. Desta vez, é a equipe de Futebol Americano quem veio para fazer a diferença: a Big Walls.
O nome do time é uma homenagem a um dos pontos que, talvez, seja o maior cartão postal da cidade de Cosmópolis , o Paredão – da Usina Ester, que é a tradução de Big Walls.

Criadores do time
O ano de fundação do time, já com este nome, foi 2013, pelos jovens Luís Alexandre Bromel, Gustavo Sorg e Matheus Leyses. Tudo começou por um Hobbie, onde os três amigos praticavam na Praça do Rodrigo. Inicialmente somente os três, depois, mais amigos se interessaram, os convites aumentaram. Logo, os jovens precisaram de um espaço maior. Passaram a jogar na Praça conhecida como a Praça do Amor e, em seguida, na pista de skate localizada no bairro Jardim Eldorado. Já sequência, conquistaram uma autorização para utilizarem o campo nas dependências do Ginásio de Esportes.
“Uma pena que, logo depois, começaram uma obra no campo, que ficou um buraco no meio dele e nos deixou impossibilitados de usá-lo”, lamentou um dos integrantes da equipe.

Luta
A equipe, que hoje já conta com 20 integrantes, luta, neste momento, para que o Campo do ‘Vila Nova’ seja oficialmente do time Big Walls. “Já chegamos a ter 70 pessoas interessadas em jogar, época que nem cabia essa quantidade no campo. Contudo, por falta de estrutura e de um campo para jogar, perdemos o interesse de muitos deles”, comentou Danilo da Silva, outro integrante.

Treinos
Os treinos são semanais, aos domingos, no campo do Ginásio de Esportes do município, das 14h30 às 17 horas.

Investimento
Como qualquer outro esporte, o futebol americano exige equipamentos ou instrumentos. Neste caso, além da bola, os atletas precisam de proteção. “O esporte é recente no Brasil, apenas há dez anos se tornou um pouco mais popular por aqui. Temos apenas dois fabricantes desse tipo de equipamento e o resto precisa ser importado. O item mais barato é a bola, que chega perto de R$100,00. Mesmo assim, é possível treinar sem o equipamento específico inicialmente”, destaca a treinadora do time, Fernanda Gabbai.
Benefícios
“Acho interessante que as pessoas se engajem realmente no esporte. O investimento é baixo se comparado ao que pode proporcionar. Caro é resgatar jovens, investir neles pode sair ‘bem mais barato’. Só de iniciar treinos aos domingos, o atleta quer se guardar, se preparar, ficar bem fisicamente. O interesse em cuidar da saúde aumenta porque você vai querer e precisar ter saúde para jogar”, comenta, mais uma vez, a treinadora.

Campeonato
Na região, existe o SPFL – São Paulo Futebol League – um campeonato paulista, onde, no interior, acontece no segundo semestre e é organizado pelos próprios times. “Daqui alguns anos, pretendemos estar aptos para participar de um campeonato e, quem sabe, atrair patrocinadores”, finaliza Fernanda.

Interesse
Os interessados em participar do time Big Walls podem entrar em contato através do WhatsApp (19) 99707-9099 e falar com Leonardo ou (19) 97415-2581 com Fernanda Gabbai.