Conheça o brinquedo que é febre entre as crianças e ajuda no desenvolvimento cognitivo

Os Fidget Toys são um conjunto que reúne vários tipos de brinquedos, que estimulam diversas áreas do cérebro

Toda pessoa, com o cérebro em processo de desenvolvimento ou não, deve ter contato com atividades nas quais seja

Andréa Melanda
Neuropsicopedagoga
Supera / Espaço Mente Ativa
Rua dos Expedicionários, 1275
(19) 99236-3191
(19) 99250-1636

posto em prática algum desafio, a fim de contribuir com tal processo.
A cada geração, um novo brinquedo aparece e toma o universo infantil. Quando a diversão se une ao aprendizado, é de suma importância que os pais apoiem e contribuam com a brincadeira.
“A relação do brincar com o desenvolvimento do cérebro é o amadurecimento cognitivo. Através da brincadeira, a criança desenvolve as primeiras habilidades cognitivas, que seriam as funções executivas, de percepção, memória, atenção, autocontrole inibitório, que é pensar antes de agir… Perceber o que acontece no seu entorno e conseguir elaborar e administrar o que acontece em seu dia a dia, porque o cérebro vai assimilando e guardando as informações cada uma no seu lugar e entendendo o que está acontecendo, que é o amadurecimento do cérebro.
E as brincadeiras como ‘Amarelinha’ e ‘Esconde-Esconde’ são as que vão trabalhar a questão cognitiva e, principalmente, a questão psicomotora. É importantíssimo quando a criança entra na fase da leitura, da escrita, da aquisição da alfabetização. Então, as crianças que participam destas brincadeiras se alfabetizam mais rápido”, afirma a Psicopedagoga Andréa Melanda.
Recentemente, um novo tipo de brincadeira chegou para as crianças, e é de suma importância que tais exercícios sejam estimulados, pois desenvolvem diversas funções nos corpos em desenvolvimento.
“Os Fidget Toys são um conjunto que reúne vários tipos de brinquedos, que estimulam tanto a questão sensorial, quanto a motora, a sensibilidade, sons, cores, toques… São indicados para crianças, para autistas, que têm dificuldades em estimular o toque. Eu aconselho também utilizar com crianças com deficiência visual, para trazer sensibilidade na ponta dos dedos”, diz Andréa.
De acordo com ela, os brinquedos também servem como ferramenta de alívio à ansiedade e o estresse. Os primeiros foram os spins, pecinhas coloridas com 3 lados que giravam nas mãos e nos dedos. Mais recentemente, outro tipo de fidget foi desenvolvido, os “Pop It”, bases de borracha, em que várias bolinhas são apertadas. A brincadeira exige agilidade e pode ser jogada em dupla. “Tudo que tira o cérebro do foco do problema vai tirar o estresse e aliviar a ansiedade e o pânico. O que não pode é virar um vício. Mas, são brinquedos bem interessantes que servem tanto para a criança quanto para o adulto trabalharem o nível do estresse”, afirma Andréa.
Como todo jogo, todo brinquedo, o ideal é ter equilíbrio, ser supervisionado. Porque, muitas vezes, as pessoas entregam estes brinquedos às crianças e as deixam sozinhas, e ficam lá horas e horas, e não trabalham com outro tipo de estímulo. É importante ter variedade para termos um bom desenvolvimento do cérebro.
Tira o foco da aula quando as crianças levam isso para a escola. Então, é importante ter tempo para fazer e fazer junto com a criança. E como esses brinquedos trabalham com foco e atenção, eles vão atuar no pré-frontal, onde temos funções executivas como memória, atenção, concentração e raciocínio. E vão atuar também no cerebelo, que é responsável pela coordenação motora fina.
No ‘Espaço Mente Ativa’, eu trabalho com a oficina, ‘Ateliê da Aprendizagem’, e a gente trabalha especificamente com jogos, atividades, dobraduras… E a ‘Oficina Cognitiva’, que funciona uma vez por semana, onde trabalhamos com os estímulos cognitivos necessários, tanto para a terceira idade, quanto para as crianças”, encerra Andréa.

Experiências
As mães, Bruna Favião e Rafaela Godê, deram seus depoimentos sobre o novo brinquedo, e como está afetando positivamente o dia a dia dos filhos.
Para Bruna, o brinquedo entretém bastante a filha Marina, de 5 anos. “Eu gostei porque ela saiu bastante das telas. Agora, nesse processo de alfabetização, eu a incentivo com joguinhos de letras e também de números (somar e subtrair). Para a Marina, ela acha que o brinquedo desestressa. Mas, eu sei que tudo em excesso não faz bem, então, ela usa com moderação”.
“O famoso brinquedo que está conquistando crianças de várias faixas etárias, na verdade, é um brinquedo sensorial. Mesmo sendo Pedagoga, só tive conhecimento do mesmo através de meu filho Henrique, de 8 anos, que está sempre descobrindo as novidades em brinquedos e tecnologia. Ele me apresentou como Fidget Toys (brinquedos de agitação), e, pesquisando sobre o assunto, descobri que existe uma grande variedade de brinquedos abordando esse tema, que provocam bem estar, aliviando o estresse e a ansiedade.
Nesse nicho de Fidget Toys, tem o famoso Pop It/Push Bubble, o brinquedo que assemelha-se com o plástico bolha, só que o material é de silicone e de várias formas divertidas e coloridas para atrair as crianças. Apesar de perceber que as crianças acabam fazendo até uma certa competição, com os diferentes modelos, o brinquedo está muito além de ser apenas um ‘modismo’ passageiro.Ele ajuda no desenvolvimento motor, na coordenação fina, na concentração, sequência lógica e até mesmo para aprender a quantidade de sílabas de uma palavra.
Sabendo como utilizar o brinquedo, ele pode trazer muitos benefícios para o desenvolvimento da criança. Outros exemplos de brinquedos que também viralisaram, trazendo uma proposta parecida, utilizando padrões e ações repetitivas, são os spinners, o ioiô e o cubo mágico, um ótimo brinquedo sensorial, que acabou abrindo um leque de possibilidades, gerando até campeonatos mundiais para a montagem do mesmo, estimulando o raciocínio e o desenvolvimento cognitivo”, finaliza Rafaela.