Há algumas semanas o Centro de Tradições Nordestinas tem sido comentado tanto nas redes sociais, bem como, tem sido apoiado por vereadores do Poder Legislativo de Cosmópolis. O grupo tem como objetivo resgatar as tradições nordestinas, acolher pessoas, promover eventos que contribuam culturalmente, entre outros.
A equipe do jornal Gazeta de Cosmópolis, durante entrevista com dois dos integrantes do CTN – como ficou conhecida a associação pelas letras iniciais – esclareceu dúvidas e a finalidade do grupo. Acompanhe, na íntegra, com Gilmario Silva e Rubens Silva:
Quando e como nasceu a ideia?
“Nasceu de um grupo de amigos que decidiu fundar o CTN afim de resguardar as tradições nordestinas, trazer um pouco da cultura de nossos estados para a cidade de Cosmópolis através de festas, eventos e prestatividade, entre outras tradições”.
Quantos membros fazem parte?
“A associação é composta por dez pessoas, com perfis diferentes, para que pessoas tenham conhecimento em várias áreas, até porque, para promover eventos de qualidade, precisamos de diversos talentos. Desta forma, temos artistas, DJ, microempresário e pessoas que promoviam algo parecido isoladamente. Então, nossa associação, além de promover a cultura nordestina, veio para trazer mais lazer para a comunidade. Sendo assim, cada um desempenha uma tarefa dentro da associação e usa seu conhecimento e talento em benéfico dela”.
Quem pode participar?
“Qualquer pessoa com antecedente nordestino ou que seja apenas simpatizante do projeto pode fazer parte do CTN. Se é nascido em Cosmópolis e gosta do grupo, se simpatiza, pode fazer parte! Nós estamos de braços abertos para conversar, ouvir sugestões. Como estamos no início, precisamos de apoio e pessoas engajadas para nos ajudar. Na verdade, nós até precisamos de pessoas com visões diferentes, para somar, visto que a associação é em benefício não somente dos nordestinos, mas do povo de Cosmópolis”.
Principais trabalhos até aqui
“Festas juninas, feijoada e, antes mesmo de uma associação formada, temos um evento para o próximo dia 14. Desta forma, queremos cada vez mais eventos maiores e organizados para lazer de Cosmópolis e bem-estar de todos. A tendência é crescer e aumentar a diversão em geral”.
Neste sábado, dia 14
“Um evento acontecerá no Salão Social do Cosmopolitano Futebol Clube neste sábado, dia 14, e será a pré- apresentação do Centro de Tradições Nordestinas. Será a primeira noite do ‘Forrónejo’ com atrações como Thiago e Kauan, Benivu do Forró, Francismário Araujo, Nando Ferrari, Luciano Pires, DJ Galdino e DJ Diogo, além da apresentação da modelo e ex-Big Brother Sabrina Sato. O objetivo é arrecadar fundos para que a associação tenha caixa para dar continuidade aos trabalhos”.
Apoio
“O CTN, até o momento, contou com os próprios recursos para os eventos já promovidos, mas, pede apoio da comunidade. Precisamos de ajuda de empresários, governamental, para promover nossa cultura e levar mais eventos e diversão para a população, além de outros programas que pretendemos lançar futuramente”.
Contato
“O número para contato é (19) 99262-2286 para qualquer dúvida e o esclarecimento delas. Caso queira qualquer informação ou conhecer o projeto também pode ser procurado qualquer membro da equipe que estará à disposição”.
Registro
“A Associação – Centro de Tradições Nordestinas – está em fase final do processo de registros e formalizações. Acredito que, em dez dias, toda a documentação estará pronta e o CTN estará formalizado. Por isso, esclarecemos que qualquer apoio recebido terá prestação de contas, estaremos abertos com registro de todos os detalhes. Nosso objetivo não é fim lucrativo, mas, a promoção da cultura”.
Legislativo
A Associação Centro de Tradições Nordestinas já recebeu moção de congratulações dos vereadores Humberto Hiroshi e Renato da Farmácia. Os parlamentares estão apoiando a causa desde o início da formação, que, agora, está em fase final de registros e documentações.