Conheça o Elastic Training: exercício de equílibrio corporal

O ponto importante sobre o método consiste em reprogramar o
controle motor dos
músculos profundos para utilizar as estratégias motoras estabilizadoras da musculatura com pequena, média e grande força, por períodos curtos e longos

O método Pilates foi desenvolvido por Joseph Pilates no início da década de 1920 e tem como base um conceito chamado de contrologia, que é o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo, utilizando princípios próprios para promover a interação entre eles, que são a concentração, centro de força, fluidez, precisão, respiração e controle dos movimentos.

Andressa Santos Silva
Fisioterapeuta
Clínica Fisioarte
Rua São Paulo, 304
Fone: 3872 7879

Os exercícios do método Pilates são, na sua maioria, executados na posição deitada, diminuindo os impactos nas articulações que dão sustentação ao corpo, permitindo recuperação das estruturas musculares, articulares e ligamentares.
O método consiste em um programa de exercícios que fortalecem a musculatura abdominal e para a vertebral, e promove a flexibilidade da coluna, além de exercícios para o corpo todo.
Já no programa intermediário-adiantado são incluídos, gradualmente, exercícios de extensão do tronco, além de outros exercícios com modificações, procurando melhorar a relação de equilíbrio agonista-antagonista. O programa de treinamento de estabilização central é criado para ajudar o indivíduo no ganho de força, controle neuromuscular e resistência muscular, promovendo a estabilização da coluna e da pélvis durante os movimentos, de forma a manter um adequado alinhamento da coluna contra a ação da gravidade, criar movimentos eficientes e proporcionar uma base de suporte para os movimentos dos membros.
Pode-se observar o quanto o Pilates tem a contribuir para o equilíbrio corporal (físico e mental), auxiliando, assim, nas prevenções osteo mio articulares do corpo humano. Dentre as formas de treinamento contra resistência, o método Pilates surge como forma de condicionamento físico para proporcionar bem estar, força, flexibilidade, boa postura, controle, consciência e percepção do movimento, trabalha com exercícios musculares de baixo impacto contracional, fortalecendo intensamente a musculatura abdominal, proporcionando maior estabilidade para o tronco, prevenindo e tratando quadros álgicos.
Atualmente, vêm se criando variações de técnicas com o mesmo princípio do método, porém, com o auxílio de novos acessórios com o objetivo de intensificar o exercício, como, por exemplo, o ELASTIC TRAINING que, por sua vez, trabalha com a funcionalidade de estabilização, resistência, coordenação, controle neural e equilíbrio do corpo. Consiste de um colete de tração colocado no tronco do aluno, seja dorsal, frontal ou lateral. O elástico é fixado através de um mosquetão no colete, gerando, assim, o trabalho de resistência. A técnica pode ser realizada por pessoas que buscam qualidade de vida em atividade física, indivíduos com algumas patologias músculo-esqueléticas, pessoas com alterações posturais e patologias neurológicas, trazendo benefícios para uma coluna saudável e forte.
O ponto importante sobre o método consiste em reprogramar o controle motor dos músculos profundos para utilizar as estratégias motoras estabilizadoras da musculatura com pequena, média e grande força, por períodos curtos e longos.