Conheça o grupo que acolhe moradores de rua todo sábado

É comum recebermos à porta pessoas pedindo auxílio na alimentação. Entretanto, essa ajuda nem sempre é possível, principalmente, nos fins de semana. Com isso, os moradores de rua que dependem dessas arrecadações passam por maiores dificuldades nesses dias.
Pensando nisso, um grupo de pessoas resolveu criar um projeto que forneceria alimento a essas pessoas necessitadas.
Com o passar do tempo, esse projeto que acolhe moradores de rua, oferecendo refeições e higiene aos sábados, criado em 2015, recebeu um aumento no número de apoiadores, principalmente, durante este último mês.
Parte desse aumento aconteceu depois de um post nas redes sociais. No Facebook, as idealizadoras Maria Angela Orenhas e Susi Aparecida Giovanoni da Silva postaram um pedido de produtos de higiene. Com a grande circulação do post, que teve mais de 40 compartilhamentos, o kit higiene se tornou possível.
Nesse último mês, as idealizadoras contam que receberam 10 novos integrantes para o projeto. Entretanto, Susi não atribui esse aumento a rede social, “não acredito que seja só por conta do Facebook, talvez quem percebeu que poderia ajudar com alguma coisa também decidiu vir ajudar com o trabalho. Eu acredito muito na parte espiritual; quando nos propomos a fazer algo para o bem, tudo conspira para dar certo”.
Além da doação física, existe também a emocional e afetiva, que é igualmente proporcional em relação a importância, como explica Susi. “Quando nossos amigos chegam, eles esperam um abraço, um beijo e justamente na hora que chegam”.
Neste ano, são cerca de 30 moradores que passam pelo projeto nas noites de sábado, o que representa um número muito superior ao que era no início do projeto, em 2015, quando só tinham 8 moradores. “Aumentou o número de pessoas para ajudar, porém, também aumentaram as pessoas ajudadas”, afirma Susi.
Segundo as integrantes do grupo, mesmo com a ajuda da população, atualmente, a maior necessidade é de carne.
Com isso, o grupo buscou nas redes sociais uma forma de suprir essa necessidade. Mas, para as integrantes, a ideia não é movimentar as redes sociais. “Se não estiver faltando nada, não tem necessidade de ficar postando na rede. O legal é as pessoas virem um minuto conhecer o trabalho que fazemos”.

O Projeto
A ideia de ajudar moradores de rua começou em 2015, na casa de Maria Ângela com ajuda de Susi. Elas explicam que tudo começou com a vontade de ajudar os moradores de rua nos fins de semana, pois, principalmente, aos sábados, eles têm maiores dificuldades para conseguir alimento.
Elas explicam que alguns deles têm vínculos com pessoas do comércio, ou pessoas que passam na rua, nos dias de semana, o que facilita o cotidiano deles. As idealizadoras contam que os moradores sempre relatam que as pessoas não atendem quando eles pedem comida de casa em casa. Com isso, Susi comenta que os necessitados demoraram para confiar no trabalho delas.
Tudo começou com ambas levando marmitas no carro até onde os moradores estavam. Com o tempo, elas conseguiram um espaço cedido pelo Centro União Espírita Luz e Verdadeonde o grupo passou a receber os moradores aos sábados à noite. Expandiram as doações, passando a realizar também uma troca de roupa.
E, recentemente, foi montado o “Kit Higiene”, o qual o projeto destina aos moradores enquanto frequentam o abrigo, o que permitiu também a aproximação, já que agora eles têm o kit reservado pelo nome.
Susi lembra que ninguém esperava que o projeto se tornaria tão grande. “Ele começou de uma forma diferente, mas, foi se ajeitando até o que se tornou hoje, porém, nada foi planejado”.
Para receber o auxílio ou ajudar, as pessoas devem se dirigir ao centro espírita União Espírita Luz e Verdade, das 17h até às 19h, que fica na av Ester, nº 856, centro.
As doações tem sido feitas por diversos grupos e pessoas de diversos segmentos religiosos, contando com a ajuda da Promoção Social e demais pessoas da região e grande São Paulo.