Conheça o PART – Programa de Apoio à Redução de Tabagismo

O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco.
O tabaco fumado em qualquer uma de suas formas causa até 90% de todos os cânceres de pulmão e é um fator de risco significativo para acidentes cérebro-vasculares e ataques cardíacos mortais. Os produtos de tabaco que não produzem fumaça também são responsáveis pelo desenvolvimento de câncer de cabeça, pescoço, esôfago e pâncreas, assim como muitas patologias buco-dentais.
O tabagismo é considerado uma doença pediátrica, pois 80% dos fumantes começam a fumar antes dos 18 anos. No Brasil, 20% dos fumantes começaram a fumar antes dos 15 anos.
No Brasil, 428 pessoas morrem por dia por causa da dependência à nicotina. 56,9 bilhões de reais são perdidos a cada ano devido a despesas médicas e perda de produtividade, e 156.216 mortes anuais poderiam ser evitadas. O maior peso é dado pelo câncer, doença cardíaca e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
Visando a conscientização da população, o “Dia Mundial Sem Tabaco” – 31 de maio – foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.
Atenta à essa questão, a Secretaria Municipal de Saúde através do NUESA (Núcleo de Educação em Saúde), criou, em 2009, o PACTA(Programa de Apoio à Cessação do Tabagismo).
Entretanto, com o tempo e a experiência, observamos que algumas pessoas desejam ou conseguem reduzir a quantidade de cigarros consumidos diariamente e não cessar totalmente o uso. Isso significa um ganho extremamente importante! Por isso, em 2017, modificamos a nomenclatura para PART (Programa de Apoio à Redução do Tabagismo).
O PART realiza grupos de apoio em 6 pontos diferentes da cidade. A participação neste tipo de atividade é extremamente importante, pois, o cigarro funciona como uma “muleta” na vida da pessoa, acompanhando-a nos momentos de nervosismo, ansiedade e também nos momentos de alegria/euforia. Nos grupos, discutimos estratégias valiosas para deixar o cigarro. Para iniciar o acompanhamento, não é necessário encaminhamento. Basta comparecer a uma das unidades abaixo citadas nos devidos horários.
Além disso, o Programa distribui gratuitamente para as pessoas que estão em tratamento a medicação preconizada pelo Programa Nacional de combate ao tabagismo.
Temos consultas médicas semanais para o adequado acompanhamento. Semanalmente, também são realizadas sessões de acupuntura que trazem inúmeros benefícios para o paciente.
Todas as pessoas são recebidas de maneira humanizada e respeitosa. Não pressionamos ninguém a parar de fumar. Cada um tem seu tempo! Cada um tem uma história de vida que o leva a usar mais ou menos o tabaco.
Em nenhum momento, ficamos enfatizando doenças ou imagens fortes relacionadas aos malefícios do cigarro. As discussões giram em torno de estratégias para parar de fumar e das experiências bem ou mal sucedidas de cada um dos participantes.
As consultas médicas são extremamente importantes para que o indivíduo seja avaliado de maneira integral e para que sejam prescritos todos os medicamentos necessários de acordo com a demanda de cada um.
Para participar do programa, não é necessário encaminhamento. Basta comparecer nas unidades abaixo relacionadas:
Segunda-feira, 8h00: Salão Paroquial da Igreja de São Benedito – Rua Zico Felix, 26 – Jardim Beto Spana
Segunda-feira, 13h00: UBS/ESF Andorinhas: Rua Lavieiro Giuzio, 360 – Cidade Alta.
Terça-feira, 8h00: UBS Integrado: Av. da Saudade, 1121 – Campos Sales
Terça-feira, 14h30: UBS/ESF Dr. Henrique Scursoni Neto – Rua Pedro Guimarães Bertazzo, 257 – Bader José Aun
Terça-feira, 15h30: UBS/ESF Vila Cosmos: Rua Pedro Damiano, 327 – Vila Cosmos
Terça-feira, 19h30: NUESA (Núcleo de Educação em Saúde): Rua Dr. Rui Barbosa 444 – J. Santa Rosa
Participe! Viva melhor! Venha fazer PART!
Prefeitura de Cosmópolis