O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco.
O tabaco fumado em qualquer uma de suas formas causa até 90% de todos os cânceres de pulmão e é um fator de risco significativo para acidentes cérebro-vasculares e ataques cardíacos mortais. Os produtos de tabaco que não produzem fumaça também são responsáveis pelo desenvolvimento de câncer de cabeça, pescoço, esôfago e pâncreas, assim como muitas patologias buco-dentais.
O tabagismo é considerado uma doença pediátrica, pois 80% dos fumantes começam a fumar antes dos 18 anos. No Brasil, 20% dos fumantes começaram a fumar antes dos 15 anos.
No Brasil, 428 pessoas morrem por dia por causa da dependência à nicotina. 56,9 bilhões de reais são perdidos a cada ano devido a despesas médicas e perda de produtividade, e 156.216 mortes anuais poderiam ser evitadas. O maior peso é dado pelo câncer, doença cardíaca e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
Visando a conscientização da população, o “Dia Mundial Sem Tabaco” – 31 de maio – foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.
Atenta à essa questão, a Secretaria Municipal de Saúde através do NUESA (Núcleo de Educação em Saúde), criou, em 2009, o PACTA(Programa de Apoio à Cessação do Tabagismo).
Entretanto, com o tempo e a experiência, observamos que algumas pessoas desejam ou conseguem reduzir a quantidade de cigarros consumidos diariamente e não cessar totalmente o uso. Isso significa um ganho extremamente importante! Por isso, em 2017, modificamos a nomenclatura para PART (Programa de Apoio à Redução do Tabagismo).
O PART realiza grupos de apoio em 6 pontos diferentes da cidade. A participação neste tipo de atividade é extremamente importante, pois, o cigarro funciona como uma “muleta” na vida da pessoa, acompanhando-a nos momentos de nervosismo, ansiedade e também nos momentos de alegria/euforia. Nos grupos, discutimos estratégias valiosas para deixar o cigarro. Para iniciar o acompanhamento, não é necessário encaminhamento. Basta comparecer a uma das unidades abaixo citadas nos devidos horários.
Além disso, o Programa distribui gratuitamente para as pessoas que estão em tratamento a medicação preconizada pelo Programa Nacional de combate ao tabagismo.
Temos consultas médicas semanais para o adequado acompanhamento. Semanalmente, também são realizadas sessões de acupuntura que trazem inúmeros benefícios para o paciente.
Todas as pessoas são recebidas de maneira humanizada e respeitosa. Não pressionamos ninguém a parar de fumar. Cada um tem seu tempo! Cada um tem uma história de vida que o leva a usar mais ou menos o tabaco.
Em nenhum momento, ficamos enfatizando doenças ou imagens fortes relacionadas aos malefícios do cigarro. As discussões giram em torno de estratégias para parar de fumar e das experiências bem ou mal sucedidas de cada um dos participantes.
As consultas médicas são extremamente importantes para que o indivíduo seja avaliado de maneira integral e para que sejam prescritos todos os medicamentos necessários de acordo com a demanda de cada um.
Para participar do programa, não é necessário encaminhamento. Basta comparecer nas unidades abaixo relacionadas:
Segunda-feira, 8h00: Salão Paroquial da Igreja de São Benedito – Rua Zico Felix, 26 – Jardim Beto Spana
Segunda-feira, 13h00: UBS/ESF Andorinhas: Rua Lavieiro Giuzio, 360 – Cidade Alta.
Terça-feira, 8h00: UBS Integrado: Av. da Saudade, 1121 – Campos Sales
Terça-feira, 14h30: UBS/ESF Dr. Henrique Scursoni Neto – Rua Pedro Guimarães Bertazzo, 257 – Bader José Aun
Terça-feira, 15h30: UBS/ESF Vila Cosmos: Rua Pedro Damiano, 327 – Vila Cosmos
Terça-feira, 19h30: NUESA (Núcleo de Educação em Saúde): Rua Dr. Rui Barbosa 444 – J. Santa Rosa
Participe! Viva melhor! Venha fazer PART!
Prefeitura de Cosmópolis
Conheça o PART – Programa de Apoio à Redução de Tabagismo
24 de maio de 2019 Variedades Foto: DIVULGAÇÃO
Veja Também
30 de outubro de 2024
Grupo Carrefour Brasil realiza processo seletivo coletivo para mais de 250 vagas de emprego em Campinas e Indaiatuba
25 de novembro de 2024
Programa da EPTV destaca turismo e belezas naturais de Cosmópolis em episódio comemorativo aos 80 anos
14 de novembro de 2024
EMEB Rodrigo Octávio Langaard Menezes inaugura Cantinho da Leitura para estimular o hábito da leitura nas crianças
28 de outubro de 2024
Empresa de RH realiza seleção para 15 vagas de operador de produção em Cosmópolis
11 de novembro de 2024
Guarda Municipal de Cosmópolis localiza pinos de Cocaína durante patrulhamento
21 de novembro de 2024
Goodyear abre inscrições para Programa de Estágio 2025 com oportunidades em diversas áreas de atuação
28 de outubro de 2024
Equipes da Guarda Municipal e da Rota das Bandeiras salvam indivíduo em viaduto
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião da Gazeta de Cosmópolis / TV Jaguari.