Conheça o problema de coluna que afeta a maioria dos homens de 35 anos de idade

Diagnóstico pode ser feito através da observação dos sintomas, exame físico e também ser confirmado pelo exame de tomografia ou ressonância magnética

Fazer levantamento de pesos sem dobrar os joelhos, não ter uma boa postura, se sobrecarregar em atividades físicas ou no trabalho propiciam o surgimento da hérnia de disco. Segundo o ortopedista Dr. Raul Marcel Casagrande, mesmo não formada uma hérnia, o disco já está danificado. “Se a pessoa não melhorar sua postura e seus hábitos de vida, em poucos anos, provavelmente, ela irá desenvolver uma hérnia de disco”.
Existe também um fator hereditário ligado ao desenvolvimento das hérnias de disco, que afeta 2 a 4% da população, sendo considerada a principal causa de cirurgias na coluna.

Hérnia de Disco
De acordo com Dr. Raul, a hérnia de disco, geralmente, acomete pessoas acima de 35 anos, sendo os homens os mais afetados.
A hérnia ocorre quando o disco vertebral perde seu formato original, deixando de ser oval, formando um abaulamento. “É uma espécie de ‘gota’, que pode pressionar a raiz do nervo ciático, por exemplo”.
Segundo Dr. Raul, existem três tipos de hérnias que podem afetar:
– Hérnia de disco protrusa: é o tipo mais comum, quando o núcleo do disco permanece intacto, mas, já há perda da forma oval.
– Hérnia de disco extrusa: quando o núcleo do disco encontra-se deformado, formando uma ‘gota’.
– Hérnia de disco sequestrada: quando o núcleo está muito danificado e pode até mesmo se dividir em duas partes.
Uma pessoa pode ter mais de uma hérnia discal, que pode ir aumentando de gravidade com o passar do tempo.
“Geralmente, quando a pessoa tem apenas desidratação do disco, ela não tem nenhum sintoma e só descobre se fizer uma ressonância magnética por outro motivo qualquer. Os sintomas surgem quando a hérnia já piorou e encontra-se no estágio de protrusão”, acrescenta.

Regiões mais afetadas
Para Dr. Raul, a hérnia de disco é mais frequente na coluna cervical e na coluna lombar. “Dependendo da gravidade da hérnia, pode ser completamente curada”.
A hérnia de disco pode ser classificada de acordo com a região da coluna que ela afeta e, por isso, ela pode ser:
– Hérnia de disco cervical: afeta a região do pescoço;
– Hérnia de disco torácica: afeta a região do meio das costas;
– Hérnia de disco lombar: afeta a região mais baixa das costas.

Sintomas
Segundo Dr. Raul, o principal sintoma de uma hérnia de disco é a intensa dor no local, que pode gerar outros sintomas como:
– Hérnia de disco cervical: Dor na nuca ou pescoço, dificuldade de movimentar o pescoço, fraqueza, dormência em braço, antebraço ou mãos.
– Hérnia de disco lombar: Dor em região mais baixa das costas (lombar), dificuldade de levantar, abaixar ou virar na cama, dormência local ou irradiada para membros inferiores, fraqueza e sensação de queimação local.
A dor de uma hérnia discal, geralmente, tem uma piora com os movimentos e também pode ser agravada pela tosse e risos. “Também pode piorar quando o indivíduo faz xixi ou evacua, podendo surgir de repente ou ir piorando com o passar do tempo”.

Diagnóstico
O diagnóstico da hérnia de disco, de acordo com Dr. Raul, pode ser feito através da observação dos sintomas, exame físico e também ser confirmado pelo exame de tomografia ou ressonância magnética. “Esses exames servem para avaliar o disco, sua espessura, a localização exata da hérnia e que tipo de hérnia a pessoa tem”, esclarece.
O exame de raio-x não mostra a hérnia, mas, pode mostrar o alinhamento da coluna e a integridade ou destruição das vértebras. “Muitas vezes, o médico solicita, inicialmente, o raio-x e, com o resultado deste, solicita a ressonância ou tomografia para avaliar a gravidade”.

Tratamento
O tratamento para a hérnia de disco deve ser realizado por um ortopedista, que pode associar ao tratamento medicamentoso terapias associadas como, fisioterapia, pilates e RPG. “É importante que este médico seja capacitado para realizar o tratamento com técnicas preconizadas e mais atuais disponíveis”, afirma.
Quando o tratamento é realizado corretamente, os sintomas podem desaparecer dentro de um a três meses, mas, podem haver casos que necessitem de um período de recuperação

Dr. Raul M. Casagrande
Ortopedista e Traumatologista
CRM 139858/ TEOT 13389 / SBQN 0770
Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Quadril. Especialista em Cirurgia de Fêmur, Quadril e Pelve. Mestre em Ciências do Movimento Humano (Fisiologia, Biomecânica e Treinamento Desportivo)

maior. “Para o sucesso do tratamento, é importante saber a localização exata da hérnia e qual o tipo”.
Segundo ortopedista Dr. Raul, o tipo mais comum de hérnia é a protusão discal e pode ser tratada com: o uso de analgésicos e anti-inflamatórios, sessões de fisioterapia com equipamentos, alongamentos e exercícios individualizados; exercícios como RPG, hidroterapia ou pilates orientado por um fisioterapeuta.
De acordo com Dr. Raul, durante o tratamento, é recomendado o afastamento das atividades que tenham provocado a hérnia. “O paciente também não pode fazer esforços ou praticar nenhum tipo de atividade física”.

Cirurgia
A cirurgia é a última opção de tratamento, ficando reservada para os casos que não apresentam melhora dos sintomas com as outras formas de tratamento, por um período superior de seis meses.

Dicas
O ortopedista Dr. Raul deixa algumas dicas para ter uma coluna saudável:
– Dieta saudável;
– Beber bastante líquido;
– Atividade física regular (4/5 vezes na semana);
– Alongamentos;
– Fortalecimentos musculares.