Conheça o Projeto Lacre Amigo que ajuda a APAE de Cosmópolis

Cada garrafa PET de 2 litros cheia de lacres corresponde a uma cadeira de rodas

Há algum tempo se falou que a troca de lacres de latinhas de alumínio por cadeiras de rodas era “lenda urbana”. As pessoas acreditavam que, para transformar lacres de alumínio em cadeiras de rodas era necessário o processo de derretimento do material.
Ainda hoje, muitas pessoas duvidam da mágica dessa troca, que é realizada em parceria com empresas comprometidas com a sustentabilidade e a correta destinação dos resíduos descartados.
E, a partir daí, vem o maior questionamento: mas por que somente os lacres são utilizados e não as latinhas de alumínio inteiras?
Primeiro, pois o manuseio do lacre é mais simples e ocupa bem menos espaço para armazenar do que latinhas. Para ter uma ideia, 30.000 lacres de alumínio cabem em 10 garrafas pets de 2 litros e equivalem a quase 1.000 latinhas de alumínio. Já imaginou armazenar 1.000 latinhas de alumínio em casa?
Em segundo lugar, a liga de alumínio do lacre tem teor de magnésio maior que o da da latinha. Dessa forma, separando o lacre evita-se que a mistura dos dois tipos de alumínio contaminem o alumínio reciclado.
São necessárias 140 garrafas pet de 2 litros cheias de lacres de alumínio para a troca de uma cadeira de rodas. Mas, todo trabalho árduo tem sua recompensa. Para a Arteris e seus inúmeros parceiros desta causa, não há melhor recompensa do que o sorriso no rosto de uma pessoa atendida.
Hoje, a Arteris conta com diversos parceiros para a arrecadação de lacres de alumínio, desde escolas, empresas privadas, instituições, comércios, entre outros. E você também pode fazer sua parte juntando qualquer quantidade de lacres e os entregando nos postos de coleta e pontos de arrecadação nos 5 Estados onde a Arteris atua (SP, MG, PR, RJ e SC).
Um pequeno lacre faz uma grande diferença na vida de muitas pessoas.
Em Cosmópolis
Roberta Bussamara é assistente social na APAE Cosmópolis e comenta a importância do Projeto. “São 140 garrafas pets, de 2 litros, cheias de lacre, que equivale à troca por uma cadeira de rodas. O Projeto Lacre Amigo recebe doações o ano todo, sendo importante frisar que a doação para a APAE pode ser em pequenas quantidades e, por aqui, nós vamos acumulando”.
Roberta ainda pontua que “podem ser doados aos poucos. A APAE, com ajuda dos usuários, coloca nas garrafas de 2 litros e, quando temos a quantidade necessária, fazemos o contato e a troca é realizada. Este ano de 2019, a cadeira recebida na troca foi doada a um aluno/usuário, com mobilidade reduzida, e que precisava da cadeira para uso em casa. Algumas ficam na entidade, para uso dos alunos. Agradecemos imensamente pelo apoio de cada um e pedimos este carinho antes de jogar as latinhas fora. É muito importante para a instituição e para pessoas necessitadas”.