Conheça o projeto ‘Mudando Destinos’ e como funciona a política de adoção

Instituição conta com a ajuda de três voluntárias efetivas que, atualmente, acolhem cerca de 100 animais

Aline Soares de Meneses
Voluntária do Projeto ‘Mudando Destinos’

O Projeto ‘Mudando Destinos’ teve início há oito anos com o objetivo de promover feiras de adoção que aconteciam quinzenalmente; atualmente, acontecem toda semana. Hoje, o projeto conta com a ajuda de três voluntárias efetivas: Solange, Clarinda e Aline.
Dificuldades
“As principais dificuldades são que, envolvidas na causa, surgiram outras demandas como resgates de filhotes e animais em situação de emergência (atropelados, doentes, machucados) e os mesmos ficam em nossas próprias casas, visto que não contamos com um abrigo e nem com o apoio de nenhum órgão público e, assim, o projeto conta apenas com campanhas promovidas pelo próprio grupo, como rifa, pizza, bazar, sorteio, entre outros. Para realizar esses eventos, são colaboradores particulares que nos auxiliam com doações”, conta Aline Soares de Meneses, voluntária do projeto.
Voluntários
“O grupo conta apenas com três voluntárias efetivas: eu, Solange e Clarinda. Contamos com a ajuda de outros eventuais que ajudam nas feirinhas ou com as campanhas. Para se tornar um voluntário, basta entrar em contato com a nossa página ‘Mudando Destinos’. Voluntários são sempre muito bem-vindos”.
Adoção
“Quanto aos pretendentes a adoção, realizamos uma entrevista, visando a conscientização e a posse responsável. O adotante precisa ser maior de idade, apresentar RG, CPF, comprovante de residência recente e assinar um termo se comprometendo a cuidar do animalzinho, que agora passa a ser de responsabilidade dele. O adotante precisa ter certeza de que realmente quer um animal e vai poder cuidar de todas as suas necessidades, conversar com todos que moram na casa, de modo que estejam todos em comum acordo, considerar o perfil do animal que pode se adaptar melhor na sua rotina e espaço, no mais lembrar de que o animal não é um objeto que poderá ser descartado quando se perde o interesse ou surge qualquer dificuldade”, finaliza.