Conheça os benefícios da prática da musculação na terceira idade

Quer ter uma longevidade saudável? O melhor treino é o de força!

A musculação no cenário da terceira idade, além de ajudar a preservar a independência funcional, contribui com

Saulo Santos – Fisiologista do Exercício
CREF: 052505-G/SP
Studio Saulo Santos – Rua Campinas 534, Centro
Cosmópolis
Telefone: (19) 98303-2259

uma longevidade mais saudável e sem muitas morbidades (doenças, incapacidades). Quando falamos sobre longevidade, não se trata apenas de viver mais, e sim viver mais com qualidade.
O Fisiologista Saulo Santos aponta que os principais efeitos são:
– Aumento da longevidade;
– Autonomia e independência funcional;
– Perda de peso;
– Melhora do condicionamento físico;
– Melhora do equilíbrio, reduzindo quedas;
– Combate à sarcopenia, perda muscular associada ao envelhecimento;
– Prevenção e tratamento de doenças musculoesqueléticas (tendinites, tendinoses, artrites, artroses); ósseas (osteopenia, osteoporose); metabólicas (diabetes, hipercolesterolemia); cardiovasculares (hipertensão arterial); respiratórias (asma, bronquite); mentais (alzheimer); do sistema nervoso central (parkinson); entre outras;
– Melhora do sistema imunológico;
– Alívio das dores.

Atividades de fortalecimento
Saulo recomenda engajar-se em atividades de fortalecimento muscular, visando todos os principais grupos musculares, pelo menos, dois dias por semana.
“O ganho de mais massa muscular através de treinamento de resistência tem muitos benefícios e é um elemento essencial.
O treinamento de força pode ser de fato mais importante para os adultos mais velhos e idosos do que o exercício aeróbico. Além disso, o treinamento de força é uma excelente forma de exercício aeróbico, pois, a fim de acessar o seu sistema cardiovascular, na verdade, você tem que realizar trabalho mecânico com os seus músculos”, esclarece.
O Fisiologista ainda salienta que é importante perceber que, no momento em que você estiver com seus 70 anos, sua força e tônus muscular vão ter diminuído em cerca de 25 por cento.
“Curiosamente, o treinamento de força ainda tem um impacto benéfico sobre a sua expressão gênica. Não só foi demonstrado que retarda o envelhecimento celular, mas pode realmente retornar a expressão gênica para os níveis de sua juventude. Em idosos que realizam o treinamento de força, o relógio genético pode retroceder em até uma década!
Embora a dieta represente a maioria, cerca de 80 por cento dos benefícios de saúde que você colhe a partir de um estilo de vida saudável, exercício físico é um componente crucial e adjunto. O treinamento de força, em particular, a partir deste ponto de vista, funciona como um multiplicador de força, sendo o grande agente de alavancagem.
No treino força, recomendo que aumente a intensidade, diminuindo a velocidade. É muito mais seguro, uma vez que ativamente o impede de prejudicar acidentalmente suas articulações ou sofrer um prejuízo por uso repetitivo”, explica.
Saulo ainda enfatiza que “força é igual massa vezes aceleração. Se você privar-se da aceleração, você estará infligindo quase nenhum dano às articulações. Não há nenhuma lesão por uso repetitivo, pois as forças são extremamente baixas”.

Longevidade saudável
Quer ter uma longevidade saudável? O melhor treino é o de força!
“Não importa a sua idade, você está para ganhar melhorias significativas em força, amplitude de movimento, equilíbrio, densidade óssea e clareza mental através do exercício. Realmente, nunca é tarde demais. Mas é evidente que, quanto mais cedo você começar, melhor. Quando se trata de osso e força muscular, é claramente muito mais difícil de recuperar o que você perdeu do que manter o que você já tem”, finaliza Saulo.