Conheça os benefícios do Pilates Aéreo

Alívio de estresse e aumento de flexibilidade estão entre os benefícios

“Os exercícios são realizados em tecidos suspensos chamados Columpio”

Certamente, hoje, muitos já ouviram falar de Pilates e seus benefícios, mas, o que muitos não sabem é que existem várias modalidades de Pilates! E hoje vou falar do Pilates Aéreo.
O Columpio
O Pilates Aéreo é uma modalidade que foi desenvolvida pela espanhola Vanessa Romo, onde ela realizou a fusão do Pilates Clássico com a Yoga.
Os exercícios são realizados em tecidos suspensos chamados Columpio (significa balanço) – consistem em tecidos suspensos, onde o praticante utiliza o próprio peso como resistência nos exercícios, além de exigir o uso do equilíbrio corporal. O Columpio é um balanço confeccionado em tecido de nylon resistente sem elasticidade. O balanço contém alças de apoio para as mãos e os pés para dar maior segurança na execução do exercício. O Columpio é excelente para trabalhar a técnica de Descompressão Vertebral, e também para aumentar a flexibilidade, força e resistência corporal. Na execução dos exercícios, são utilizados todos os princípios do Pilates Clássico, como: postura correta, princípios da respiração, controle e fluidez dos movimentos.
A Lira
A Lira é um aparelho de origem circense, consiste em um aro de metal suspenso e recebeu este nome porque, no passado, ela se parecia com instrumento musical. Com o passar dos anos, se tornou o aro de metal que conhecemos hoje.
Nesse aparelho, também se leva em consideração os princípios do Pilates Clássico, desenvolvidos por Joseph Pilates. Os exercícios são executados com elegância, suavidade e graciosidade em torno da sua circunferência.
Embora muitos acham que na Lira exige alto grau de dificuldade para praticar, pela dinâmica dos seus exercícios, a Lira pode ser utilizada por todos, desde crianças e idosos, levando em consideração o limite de cada aluno.
Assim como Pilates Clássico, o Pilates Aéreo proporciona aos seus praticantes diversos benefícios:
•Consciência corporal
•Melhora do equilíbrio dinâmico e estático
•Melhora do aporte sanguíneo
•Desenvolvimento da consciência sinestésica
•Aumento da flexibilidade e força muscular
•Alívio do estresse
•Aumento da concentração.

Dra. Sueli M. de Oliveira
Fisioterapeuta