Conheça os benefícios e os malefícios da cafeína

Embora possua efeito ergogênico no desempenho físico, deve ser utilizada com as devidas precauções

Júlia Oliveira
Nutricionista
CRN 61093/P
Contato (19) 98145 4691
Atendimento:
Clínica Renove
Cosmópolis
Instagram: juoliveira_nutri

“A cafeína possui diversos mecanismos de ação no organismo”

A cafeína é um estimulante natural, encontrada principalmente nos grãos de café e guaraná, nas folhas de chá verde, chá mate, chá preto e nas sementes de cacau. Além de estar presente em medicamentos e suplementos alimentares.
No esporte, a cafeína é utilizada à pratica de exercícios físicos, retardando a fadiga e otimizando a performance. Porém, as respostas fisiológicas sobre o desempenho são influenciadas por diversos aspectos (intensidade, duração, quantidade consumida, hábito de consumo.)
A cafeína possui diversos mecanismos de ação no organismo, sendo seu potente efeito no estímulo ao sistema nervoso central, agindo nos receptores de adenosina, canais de cálcio, receptores GABA e canais iônicos. Age bloqueando ou estimulando esses receptores, o que permite uma maior excitabilidade neural e transmissão sináptica. Sendo assim, auxilia nas funções contráteis da musculatura, potencializando o período de contração muscular. Devido a esse fato dela nos deixar em estado de alerta, NÃO é recomendada sua ingestão após 18h, principalmente, para quem tem insônia, pois, interfere diretamente no sono.
Os polimorfismos genéticos (variações genéticas) podem modificar essa atividade da cafeína, pois há genótipos que ‘aceitam’ muito bem a cafeína, proporcionando esse efeito benéfico no desempenho físico e na saúde cardiovascular, mas também há genótipos que podem atenuar o metabolismo da cafeína, causando a queda do desempenho e ser ruim para o sistema cardiovascular.
Embora a cafeína possua efeito ergogênico no desempenho físico, deve ser utilizada com as devidas precauções, pois altas doses podem causar toxicidade, assim como o consumo excessivo diário pode levar a abstinência, ou seja, você sempre vai depender/precisar da cafeína e seu organismo pode ficar resistente a ela. E lembrando também, a tolerância a cafeína é variável de indivíduo para individuo! Tudo vai depender do seu genótipo e de como você se sente ao ingerir certas quantidades de cafeína
A cafeína pode dificultar a absorção de algumas vitaminas e minerais, como cálcio, ferro e vitaminas B e D. O ideal é consumir pura, distante das principais refeições!
Procure um nutricionista para te orientar sobre o uso da cafeína e as quantidades recomendadas.